São Paulo registrou o primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil
Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação - 20/05/2022
São Paulo registrou o primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil


O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou nesta sexta-feira, que não há motivo para pânico diante da  primeira infecção por varíola dos macacos na capital paulista.

"Ontem nós identificamos, com a contra-prova do Adolfo Lutz, o primeiro caso dessa varíola no Brasil. É de um homem que veio da Europa, visitou países como Espanha e Portugal, portanto trouxe pra cá esse vírus. Existe todo um protocolo para a proteção desse individuo", disse Garcia.

Em seguida, o governador falou que comunicou o caso para o Ministério da Saúde para que "possa também ligar os protocolos nas fronteiras, para que tenhamos atenção com a varíola dos macacos".

Outra investigação em São Paulo

Além do primeiro caso confirmado, o estado de São Paulo investiga um segundo caso suspeito de varíola dos macacos na capital paulista. Trata-se de uma mulher de 26 anos com quadro compatível com a doença, mas sem histórico de viagem.

Fontes ouvidas pelo GLOBO acreditam que é possível que a análise da amostra da paciente seja concluída ainda nesta sexta. Isso porque chegou, ontem, ao Instituto Adolfo Lutz um tipo de guia que servirá de modelo para realização de RT-PCR da infecção — o que torna o processo de identificação mais rápido.


Até aqui, era preciso realizar exames de metagenômica: um estudo que analisa o genoma de micro-organismos, um processo mais demorado e mais custoso. A nova metodologia será testada nesta sexta.

O modelo foi produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Especialistas médicos, porém, acreditam que a detecção positiva para varíola dos macacos nesta paciente ser menos provável do que no caso anterior. Ela, inclusive. passou por uma série de exames complementares nos últimos dias.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários