Novo caso da doença é confirmado no Brasil
Reprodução/Montagem iG 25.5.2022
Novo caso da doença é confirmado no Brasil

Nesta quarta-feira (15), o Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos . O paciente é um homem brasileiro de 38 anos que mora em Londres e chegou ao Brasil em 11 de junho, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

Segundo a pasta, o homem procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte da sua chegada.

Ainda de acordo com a SMS-Rio, o resultado positivo para a doença foi confirmado nessa terça (14) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento", afirmou a Secretaria.

"A SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença no Município do Rio de Janeiro. Também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública", acrescentou.

Além deste caso, o Ministério da Saúde já havia confirmado outros três casos da doença no Brasil, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul .

O primeiro caso foi confirmado na última quinta-feira (9) na capital paulista . O paciente de 41 anos está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas com boa evolução do quadro clínico.

Já o segundo, um homem de 29 anos, testou positivo para a varíola dos macacos no último sábado (11) , em Vinhedo, no interior de São Paulo, com histórico de viagem para Portugal e Espanha.

O terceiro caso foi de um homem de 51 anos, que está isolado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após viagem a Portugal . O paciente está em isolamento, com quadro clínico estável e sem complicações.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!