Vitamina B6 ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, diz estudo
Getty Images
Vitamina B6 ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, diz estudo

Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, descobriu que doses elevadas de vitamina B6 podem ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade e depressão. O estudo foi feito mais de 300 pessoas mostrou que aqueles que consumiram comprimidos da substância se sentiram menos ansiosos e deprimidos após um mês.

Os participantes do estudo aceitaram ingerir doses 50 vezes maiores que a recomendada por dia.

Principal autor do estudo, David Field, da Universidade de Reading, explicou ao jornal "The Independent" que as altas doses usadas no estudo sugerem que suplementos seriam necessários para que a vitamina B6 tivesse um efeito positivo no humor.

O pesquisador, no entanto, não recomenda a superdosagem nem o consumo sem supervisão médica. Field acrescenta que a pesquisa ainda está em um estágio inicial. O estudo foi publicado na revista Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental.

De acordo com Field, o cérebro funciona em um equilíbrio entre neurônios excitatórios e os inibitórios. O especialista explica que transtornos de humor e algumas outras condições neuropsiquiátricas estão relacionadas a uma perturbação desse equilíbrio.

"A vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro, e nosso estudo relaciona esse efeito calmante com a redução da ansiedade entre os participantes", acrescentou o pesquisador.

Na natureza, a vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos como lentilha, banana, espinafre, salmão e amendoim. A substância ajuda o corpo a transformar proteínas e carboidratos em energia e também desempenha um papel importante no sistema nervoso.

Ela também aumenta a produção de ácido gama-aminobutírico, uma substância que bloqueia os impulsos entre as células nervosas do cérebro.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!