Gravidez
Reprodução
Gravidez

Muitas mulheres acreditam que é impossível engravidar durante a menstruação. A concepção, propriamente dita, realmente não pode correr durante o período menstrual. No entanto, uma relação sexual feita enquanto se está menstruada pode, sim, gerar uma gravidez. Mas para isso é preciso de uma combinação de fatores.

É sabido que a maior chance de ficar grávida ocorre durante o período fértil, que costuma começar uma semana depois que a menstruação acaba. No entanto, a janela da fertilidade pode iniciar mais cedo para algumas mulheres, inclusive dentro da menstruação.

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. Mas os ciclos podem durar de 21 a 35 dias. A ovulação — liberação do óvulo para ser fertilizado por um espermatozoide — costuma ocorrer no meio do ciclo, podendo acontecer dois dias antes. Por exemplo, uma mulher que tem um ciclo de 28 dias vai ovular no 14º dia, podendo isso acontecer também no 12º ou no 13º dia. No entanto, uma mulher com o ciclo de 21 dias pode ovular entre os dias 8, 9 ou 10.

O ciclo é contado a partir do primeiro dia de menstruação e vai até o dia anterior ao próximo período menstrual.

Assim como o ciclo menstrual varia, o tempo de menstruação também: ele pode ser de três a sete dias, dependendo da mulher. O tempo da menstruação não necessariamente segue o padrão duração do período menstrual. Portanto, pode acontecer de mulheres com ciclos curtos enfrentarem vários dias de sangramento.

Além disso, é preciso considerar também o tempo de sobrevivência de um espermatozoide dentro do corpo feminino. Eles são capazes de ficar, em média, 3 dias a espera do óvulo para fertilizá-lo — mas segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) esse tempo pode mais que dobrar, chegando a sete dias.

O óvulo sobrevive por 12 a 24 horas após a ovulação. Por esse motivo, para que a gravidez ocorra é necessário que haja o encontro com um espermatozoide nesse período. É mais provável que uma pessoa engravide se tiver relações sexuais 3 dias antes e até o dia da ovulação.

Mas se a relação sexual desprotegida ocorrer durante a menstruação — principalmente no final dela — e a mulher ovular até três dias depois do sexo, há risco de engravidar, apesar de ser menos comum.

"Mulheres com sangramento menstrual que duram vários dias, com intervalos pequenos entre um ciclo e outro, podem ovular logo após o final da menstruação. Quando engravidam, têm a falsa impressão de terem engravidado menstruando, (mas a concepção ocorre após)", explica Karina Tafner, ginecologista especialista em Reprodução Assistida do Hospital Santa Casa de São Paulo.

São vários os métodos contraceptivos existentes. No entanto, apenas o preservativo evita uma gravidez indesejada além de proteger também contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

"Os riscos (de engravidar a partir de uma relação feita durante a menstruação) são baixos, porém usar um método anticoncepcional adequado é importante em todas as fases do ciclo", alerta a ginecologista Marianne Pinotti, do grupo de cirurgia oncológica e mamária da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Sangramento de ovulação

Muitas mulheres que relatam que engravidaram quando estavam menstruadas, mas, na maioria das vezes, o sangramento que elas presenciaram era do período fértil. Enquanto o corpo se prepara para ovular, há uma série de mudanças hormonais que podem gerar um sangramento de escape. E, ao praticar a relação sexual no dia em que estavam ovulando, engravidaram.

Assim, ao praticar a relação sexual durante o período fértil, a mulher tem mais risco de engravidar.

O que é a menstruação?

A menstruação ocorre justamente quando a mulher não engravidou. A cada novo ciclo menstrual, o corpo se prepara para uma possível gravidez. O endométrio, mucosa que cobre a parte interna do útero, aumenta de espessura para ter estrutura para receber o óvulo fecundado. Quando não há fecundação, o endométrio começa a escamar e ocorre a menstruação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!