Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 16.02.2022
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , chamou nesta quarta-feira pessoas que defendem a liberação das drogas no país de "vermes" e sugeriu que o uso do vermífugo Annita (nome comercial para Nitazoxanida) porque "talvez mate esta gente". O medicamento indicado é o mesmo que fazia parte do chamado ‘kit Covid’, composto por produtos comprovadamente ineficazes para tratar a doença.

O cardiologista relacionou os narcóticos à hepatite C, que pode ser transmitida por meio do compartilhamento de objetos para o uso desse tipo de substância, como seringas.

O movimento de Queiroga vem duas semanas após a cantora Anitta pedir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descriminalize a maconha caso seja eleito novamente.

"O Arnaldo (Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do ministério) falou que o uso de drogas é uma das causas mais prevalentes da hepatite C. Nós somos contra o uso de drogas embora haja pessoas que estão defendendo isso: liberação das drogas. Para esses vermes, Nitazoxanida. Talvez mate essa gente", disse o ministro.


As falas foram proferidas em lançamento de campanha nacional de conscientização sobre as hepatites virais, na sede da pasta. No evento, o ministro rebateu críticas sobre o trabalho do ministério no enfrentamento à Covid-19 e à varíola dos macacos, também chamada de monkeypox.

A Nitazoxanida chegou a ser anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro como um remédio que poderia “salvar vidas” em relação à Covid-19, mas estudos mostraram que o remédio foi mais tóxico que a cloroquina. Depois, o ministério desistiu de incluir o fármaco nos protocolos de tratamento contra a doença.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!