RJ tem 28 mil doses da AstraZeneca com prazo para aplicação até amanhã
Tânia Rêgo/Agência Brasil
RJ tem 28 mil doses da AstraZeneca com prazo para aplicação até amanhã

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou, nesta segunda-feira, que possui cerca de 28 mil doses da AstraZeneca cuja validade tem vencimento para esta terça-feira (2). O órgão alerta que mesmo que a data dos frascos seja outra, a população deve ficar tranquila de que as vacinas ainda podem ser aplicadas, porque fazem parte do lote que teve a validade ampliada pelo Ministério da Saúde, em abril.

No começo daquele mês, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a ampliação do prazo de validade de lotes já fabricados e distribuídos da vacina contra Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a decisão, a validade dos lotes passou de seis para nove meses.

A secretaria espera zerar esse estoque até esta terça-feira. Caso isso não aconteça, a sobra será incinerada. Mas, para evitar o desperdício, o órgão, vem incentivando o comparecimento da população aos postos de vacinação.

Na quinta-feira, a prefeitura promoveu a ampliação do calendário de vacinação com a segunda dose de reforço (DR2) contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais. A medida passou a valer a partir daquele dia e, desde então, a secretaria estima que mais de 70 mil pessoas já compareceram aos postos

Ainda assim, de acordo com dados da prefeitura, ainda há cerca de 3,3 milhões de pessoas com doses da vacina contra Covid-19 aida em atraso. Desse total, cerca de 544 mil cariocas não completaram o esquema de vacinação primário, ou seja, ainda não receberam a segunda dose.

Quanto à dose de reforço, aproximadamente 1,75 milhão de pessoas não receberam a primeira dose e 1 milhão a segunda, de acordo com a secretaria.

Em todo o município, são mais de 230 salas de imunização disponíveis para atender a população. Os endereços podem ser consultados em coronavirus.rio/vacina/.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!