Transtornos mentais: 4 comportamentos que podem indicar algum distúrbio
Pixabay
Transtornos mentais: 4 comportamentos que podem indicar algum distúrbio

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos psicológicos estão cada vez mais frequentes: são identificados em uma em cada quatro pessoas. O desenvolvimento desses transtornos pode ocorrer por diferentes razões, como eventos traumáticos, condição genética ou abuso de entorpecentes, por exemplo.

Mas antes que esses transtornos sejam de fato diagnosticados, existem alguns sinais que podem ser observados nos indivíduos. Confira:

Distanciamento

Quando a pessoa deixa de frequentar meios que ela deve ou gosta de participar - como o trabalho, a escola ou grupo de estudos, por exemplo. Se a pessoa apresenta justificativas frequentes para não sair de casa e fazer suas atividades diárias, pode ser que algo não esteja indo bem.

Problemas de sono

Ambos os extremos podem ser indicativos de problemas psíquicos diversos: tanto a insônia como o excesso de sono podem ser indicativos de transtornos como como ansiedade e ou por abuso de substâncias. Inclusive, a modificação no ciclo do sono pode desencadear outros sintomas de transtornos como depressão e psicose.

Esquecimento frequente

Problemas com a memória podem ser comuns no nosso dia a dia, mas sempre exigem atenção, principalmente se somados a outros fatores como os citados acima. O esquecimento é comum entre os idosos - lembrando que a melhor idade também requer atenção nesse quadro.

Entre os mais jovens, os problemas de memória podem ser associados a vários outros fatores: dificuldade em prestar atenção, excesso de estímulos e informações, insegurança e confusão mental.

Tensão frequente

A ansiedade relacionada a alguns contextos - como provas, apresentações ou viagens - é comum. Mas quando ela sai do controle e passa a ser uma presença diária na vida do indivíduo, é preciso prestar atenção. Isso porque a ansiedade, além de desencadear outros transtornos como a depressão, atrapalha na qualidade de vida do indivíduo, que começa a se preocupar excessivamente mesmo sobre as tarefas mais corriqueiras.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!