O maracujá é um dos frutos mais consumidos no Brasil
Getty Images
O maracujá é um dos frutos mais consumidos no Brasil

Um dos frutos mais populares do Brasil, o maracujá é repleto de antioxidantes, um dos que mais possuem vitamina B3, além das vitaminas A, C e B1. É rico em ferro, cálcio e fósforo, além de melhorar a imunidade e auxiliar a digestão por causa da presença das fibras.

Mas a grande dúvida que surge é se realmente o maracujá possui o poder calmante. De acordo com o nutrólogo Álvaro Amaral, do grupo HealthSculp, a fruta realmente tem essa implicação, além de possuir o efeito hipnótico e ansiolítico.

"O maracujá realmente acalma. A fruta vem de um gênero que se chama passiflora. Dentro da Passiflora existem espécies que são comercializadas com esse efeito ansiolítico, principalmente a Passiflora alata e a Passiflora incarnata, que são extraídas da fruta e utilizadas realmente para acalmar. No Brasil, o maracujá mais comercializado é o amarelo, que é o azedo, chamado de edulis, que tem esse efeito devido à presença de duas substâncias: a maltol e a etilmaltol, que dão essas propriedades calmantes à fruta. Isso é comprovado cientificamente", aponta o nutrólogo.

O maracujá também ajuda no controle da obesidade, devido à presença das fibras que aumentam a saciedade. Além disso, a fruta pode reduzir a flacidez e a presença de celulites, pois é rica em substâncias antioxidantes. A presença de alcaloides, flavonoides e carotenoides fazem com que o fruto ajude no combate a doenças cardiovasculares.

No entanto, por conta desse efeito ansiolítico, o maracujá pode fazer a pressão cair. Então, em pessoas que já têm pressões arteriais baixas, a fruta pode deixá-las mais sonolentas, tornando o consumo excessivo mais perigoso, principalmente para quem trabalha dirigindo.

Quais doenças o maracujá ajuda a combater?

Além do efeito calmante, o maracujá ajuda na regulação da pressão arterial, a manter o bom humor, controlar ansiedades e outras doenças que Álvaro destaca:

"As propriedades do maracujá ajudam no combate a doenças cardiovasculares e ao câncer, principalmente o de cólon. Também ajuda a controlar o açúcar no sangue, melhorando a glicemia e atuando no combate a diabetes. Outro benefício está na saúde dos olhos, principalmente pela presença da vitamina A", diz.


Maracujá faz bem durante a TPM?

Para as mulheres, a fruta também é uma boa opção para ser consumida no período da tensão pré-menstrual (TPM) com o intuito de aliviar os sintomas e acalmar.

"Quando a mulher está nesse período menstrual, ela tende a ficar mais agitada, mais eufórica, então utilizando o maracujá, tanto em forma de suco, como na forma de fruta ou farinha, o consumo vai ajudar a acalmá-la nesse período de TPM".

Como devemos consumir?

Álvaro Amaral explica:

"Não existe um consenso, mas é seguro consumir até duas colheres de sopa por dia. O maracujá também pode ser consumido na forma de suco. Por exemplo, a ingestão de 100 ml de suco de maracujá por dia oferece todos esses benefícios. Comer a fruta, uma por dia, também é uma opção, mas como no Brasil é muito comercializado o maracujá azedo, não é maioria que gosta de consumir, então as pessoas acabam consumindo muito o maracujá na forma da farinha", afirma o doutor.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!