Gummy Hair
Reprodução/Instagram
Gummy Hair


Elas são coloridas, cheirosas e têm uma embalagem atraente. Mas o sucesso entre os consumidores fica por conta da promessa de acelerar o crescimento dos fios. As gominhas estão presentes nas redes sociais, através de diferentes marcas. Juntas somam mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram.

Com o preço em torno de R$120, as gominhas são, na verdade, suplementos vitamínicos vendidos em forma de bala. No início, elas eram consumidas apenas por mulheres adultas, hoje são procuradas por homens e crianças.

Elas ganharam a internet através de influenciadoras digitais, como Flavia Pavanelli e Andressa Suita. Uma delas, Bianca Andrade, lançou uma linha das balinhas em formato de boquinhas, com as mesmas promessas vendidas por outras marcas.

Mas, segundo a coordenadora do departamento de unhas e cabelos da Sociedade Brasileira de dermatologia, Fabianne Brenner, não existe comprovação científica sobre a eficácia das gominhas.

— As gominhas não fazem o cabelo crescer. O cabelo cresce normalmente 1 centímetro por mês, com ou sem o produto — alerta Fabianne.

Na maioria das marcas a composição desses suplementos inclui vitaminas A, C e D, biotina e colágeno. Apesar dos benefícios desses compostos no organismo, a dermatologista alerta para o risco do uso sem prescrição.

— Elas não devem ser prescritas aleatoriamente, especialmente para pacientes com insuficiência renal. Há alteração da função hepática. Além disso, a vitamina A em excesso pode causar queda de cabelo — explica.

Apesar disso, há benefícios na ingestão de alguns tipos de vitamina para aquelas pessoas que expõem os fios a agressões sucessivas. Nesse caso, as vitaminas e proteínas vão melhorar a resistência da “haste” — parte do fio que fica para fora do couro cabeludo.


Mais que cabelos, unhas e pele, as vitaminas são um importante fator para pacientes com alguma deficiência nutricional, que não se alimentam da forma correta. Mas, de acordo com a dermatologista Brenner, é importante sempre procurar um médico, passar por uma avaliação — e exames — para realizar um tratamento adequado para os fios.

— Existem vários tratamentos com embasamento científico para os cabelos — conta.

Esses tratamentos têm por função repor a proteína nos fios. Entre as formas de realizar essa reposição está o uso de condicionadores e máscaras indicados pelo médico. Em alguns casos a dosagem proteica é aplicada, no consultório, na superfície da fibra capilar e deve permanecer nos fios por oito horas. Os procedimentos devem ser feitos até uma nova avaliação atestar o nível de proteína dentro do normal.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!