Argentina investiga duas mortes por pneumonia de origem desconhecida
shutterstock
Argentina investiga duas mortes por pneumonia de origem desconhecida

Seis casos de uma pneumonia bilateral – quando afeta ambos os pulmões – de origem desconhecida foram registrados na Argentina, com dois deles evoluindo para óbito. Os diagnósticos foram identificados na província de Tucumán, no Norte do país.

Segundo o Ministério da Saúde argentino, a origem do surto está sendo investigada, uma vez que os testes não indicaram relação com a Covid-19, Influenza (gripe) ou outros resfriados comuns.

"O que esses pacientes têm em comum é o quadro respiratório grave com pneumonia bilateral e comprometimento em imagens muito semelhantes à Covid, mas isso (o coronavírus) está descartado", afirmou o ministro da Saúde da província de Tucumán, Luis Medina Ruiz, nesta quarta-feira.

As amostras dos "seis casos de pneumonia de origem desconhecida", como relataram as autoridades, estão sendo investigadas pelo laboratório do Instituto Malbrán, principal referência da área no país, de acordo com o comunicado emitido pelo Ministério da Saúde Nacional.

Os seis casos apresentaram pneumonia bilateral, que costuma ser mais grave que a tradicional por causar mais danos aos pulmões. Dois deles morreram, três estão internados e o outro está em boas condições de saúde em isolamento em casa, informou o ministério.

"Entre as possíveis causas estão, claro, infecciosas e outras tóxicas ou ambientais, por isso estamos analisando a água, descargas de ar condicionado, ou seja, outras situações que geram episódios semelhantes", disse Medina Ruiz.

Os casos correspondem a cinco profissionais de saúde e a um paciente que estava no serviço de terapia intensiva de um hospital em San Miguel de Tucumán, a 1.300 km de Buenos Aires. Eles começaram os sintomas entre os dias 18 e 22 de agosto, segundo a pasta de Saúde argentina.

Desde então, nenhum novo caso foi detectado. A segunda morte pela pneumonia, registrada nesta quarta-feira, foi de um homem de 45 anos com comorbidades que precisou ser hospitalizado, informou as autoridades.

* Com informações de agências internacionais.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!