A vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderá ser testada em humanos no início de 2023, segundo expectativa dos cientistas envolvidos no projeto.
A vacina chamada de 'SpiN-TEC' obteve bons resultados em laboratório e nos testes com animais. No entanto, o estudo em voluntários depende do atendimento a exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina começou a ser desenvolvida ainda em março de 2020. No fim de julho de 2021, os pesquisadores deram início ao pedido de autorização para a realização de testes em humanos.
Os testes realizados até agora confirmaram que a vacina oferece proteção contra o agravamento de casos de Covid-19 sem causar efeitos colaterais relevantes em camundongos e primatas não humanos.
Em um artigo publicado em 17 de agosto na revista Nature, os pesquisadores apresentaram dados que indicam que a SpiN-TEC induz uma resposta dos linfócitos-T contra as variantes tradicional e ômicron.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.