A Secretaria de Saúde de Roraima informou que monitora um caso suspeito de poliomielite
, ou paralisia infantil, em uma adolescente de 14 anos da cidade de Rorainópolis.
Em nota, a secretaria informou que recebeu a notificação da Coordenação de Vigilância em Saúde no último domingo (28). A paciente já teria tomado sete doses da vacina oral contra a doença e está internada em um hospital localizado em Boa Vista.
“A paciente está sendo acompanhada pela equipe médica do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, em Boa Vista (Capital), e a investigação do caso está sendo realizada pela Vigilância Epidemiológica de Rorainópolis", informou a Secretaria de Saúde de Roraima.
“Conforme o Núcleo de Controle da Pólio, Paralisia Flácida, Influenza e Tétano da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, toda paralisia flácida aguda em menores de 15 anos deve ser notificada e investigada como parte da rotina do monitoramento da circulação de poliovírus no Brasil."
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989, quando um paciente foi identificado na Paraíba. Hoje, a doença é considerada erradicada no país
Em comunicado, o Ministério da Saúde afirmou que foi notificado sobre o caso suspeito de paralisia facial e que a equipe médica de neurologista investiga outros possíveis diagnósticos.
“A paciente permanece internada e acompanhada pela equipe médica de neurologista e infectologista, que avalia também outros diagnósticos que podem levar à deficiência motora flácida, como neurite ou encefalite."
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.