A atriz e empresária Isabella Scherer relatou no Instagram, na manhã desta sexta-feira, que teve um quadro de pré-eclâmpsia e por isso agendou a cesárea dos gêmeos, Bento e Mel, para a última segunda-feira. A jovem de 26 anos, relatou ter sentido mal estar seguido de vômitos, e ao chegar ao hospital foi constata pressão alta — problema que caracteriza a condição. O quadro de Isabella, não é incomum e atinge 3% a 7% das gestantes.
A condição costuma aparecer após a 20ª semana de gravidez e antes do final da primeira semana após o parto. Algumas mulheres não apresentam sintomas, outras tem uma pequena retenção de líquido, em especial nas mãos, no pescoço, no rosto e nos pés. Além disso, pequenos pontos vermelhos podem surgir na pele.
Quando a pré-eclâmpsia é grave os sintomas são diferentes, entre os mais comuns estão as dores de cabeça intensas, dificuldade de respirar, vômitos e pressão arterial elevada. A condição pode afetar órgãos como pulmões, coração e rins.
Após o diagnóstico as gestantes, geralmente, são internadas e antecipar o parto é uma solução, de acordo com o tempo gestacional, para reverter o quadro clínico. Nos casos em que o bebê é prematuro, uma avaliação cuidadosa do médico é necessária para apontar qual situação traz menos risco para mãe e bebê.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.