Vacina contra a doença pode ficar pronta em até três meses
Mufid Majnun / Unsplash
Vacina contra a doença pode ficar pronta em até três meses

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam material biológico para desenvolver uma vacina brasileira contra a varíola dos macacos . O material são amostras do vírus MVA, que circulou na Europa por volta de 1970, e foi doado pela National Institutes of Health (NIH), agência de pesquisa médica norte-americana.

O processo foi feito por meio de um acordo de transferência do material com a Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Caso tudo ocorra dentro do previsto, a expectativa é que a vacina brasileira contra a doença esteja disponível em até três meses.

Desde o início do surto, o Brasil já registrou mais de cinco mil casos da varíola dos macacos, além de duas mortes confirmadas em decorrência da doença causada pelo vírus Monkeypox.

O Rio de Janeiro registrou a primeira morte por varíola dos macacos no último dia 29 , sendo o segundo caso no Brasil em um intervalo de um mês.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o paciente de 33 anos estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. O homem tinha comorbidades e baixa imunidade, o que fez com que ele fosse levado à UTI.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!