Estudo aponta que a obesidade infantil pode afeitar  7,7 milhões de crianças brasileiras até 2030.
Shutterstock/Divulgação
Estudo aponta que a obesidade infantil pode afeitar 7,7 milhões de crianças brasileiras até 2030.


Um estudo do Atlas da Obesidade 2022, publicado pela World Obesity Federation, estima que um bilhão de pessoas em todo o mundo viverão com obesidade até 2030. Isso corresponde a 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 7 homens.

E as crianças também fazem parte dessas estimativas. A pesquisa prevê que 23,12% dos pequenos de 5 a 9 anos e 18,60% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela obesidade até 2030, totalizando 44 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em todas as Américas.

Somente no Brasil, a estimativa é de 7,7 milhões de crianças com obesidade até o final do período estudado.

Crianças com obesidade são mais propensas a ter problemas de saúde na infância, incluindo hipertensão e distúrbios metabólicos. Em muitos casos, a obesidade infantil é levada até a idade adulta, fato que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

De acordo com a endocrinologista Lorena Lima Amato, a obesidade infantil tem consequências para a saúde mental que levam a níveis mais baixos de autoestima e maior probabilidade de sofrer bullying.

A especialista explica que, além dos fatores genéticos, responsáveis por 70% das causas da obesidade, o estilo de vida da criança também influencia a condição.

O uso exagerado de smartphones e videogames aliado à baixa qualidade nutricional dos alimentos consumidos pelas crianças e falta de exercícios físicos contribuem para que a obesidade infantil atinja altos patamares.


“Não é proibir, mas colocar limites para ficar na frente da televisão e celulares. Arrumar atividades que gastem energia, como andar de skate, brincar de pega-pega, o que fazíamos na nossa época de infância”, lembra a especialista.

Recomendações da endocrinologista:

  • Estabeleça horários para as refeições da criança.
  • Crie uma rotina para beber água. O líquido pode inibir a vontade de comer.
  • Não beba água, pelo menos, 30 minutos antes das refeições.
  • Não coma doces e salgadinhos direto do pacote, coloque em um pote uma quantidade determinada para que não haja exagero.

A doutora diz que comer um alimento de desejo de vez em quando não é um problema, desde que isso não se torne rotina. Ela ressalta a importância do cuidado com a alimentação e do apoio da família. 

“É preciso oferecer frutas, folhas verdes, legumes. É uma troca, nem sempre muito bem-vista pela criança, mas que aos poucos faz toda a diferença na qualidade de vida. E muito importante: a família deve dar o exemplo e se comprometer a seguir a mesma alimentação, já que crianças costumam copiar as atitudes dos pais”, explica.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!