Comer peixe de água fria ajuda a prevenir o Alzheimer. Isso é o que um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas mostra.
Segundo os cientistas, comer peixes de água fria e outras fontes de ácidos graxos ômega-3, como o salmão, atum e sardinha, pode preservar a saúde do cérebro e melhorar a cognição na meia-idade.
Para chegar aos resultados, a equipe analisou a relação das concentrações de ácidos graxos ômega-3 nos glóbulos vermelhos do sangue, além de estudar os efeitos das concentrações de glóbulos vermelhos ômega-3 em voluntários que carregavam APOE4, uma variação genética ligada ao maior risco de doença de Alzheimer.
Os cientistas descobriram que quanto maior o índice de ômega-3 no corpo do participante, maior era o volume do hipocampo, uma estrutura do cérebro que desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória.
Também foi constatado que consumir a gordura saudável é associado a um melhor raciocínio ou à capacidade de entender conceitos complexos usando o pensamento.
Uma teoria é que, como esses ácidos graxos são necessários na membrana dos neurônios, quando são substituídos por outros tipos de ácidos graxos é quando os neurônios (células nervosas) se tornam instáveis.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.