Mais de 72 milhões estão fora de programa de atenção básica de saúde
Pixabay 25.04.2022
Mais de 72 milhões estão fora de programa de atenção básica de saúde

Um relatórios do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) mostrou que cerca de um terço da população do país, o que representa 72,69 milhões de pessoas, ainda não está coberta pelo programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O documento mostra também que 33,3 milhões de famílias não têm acesso a nenhum tipo de atendimento na área da saúde, seja por planos de saúde ou acesso ao SUS.

A maior parte da população desassistida está nas capitais. Segundo o Ieps, 21,5 milhões de pessoas que não têm plano de saúde nem estão cobertas pelo SUS vivem em capitais ou regiões metropolitanas.

O ESF é um dos maiores programas do mundo em atenção básica e prevê atendimento por médicos generalistas ou especialistas em saúde da família.

Medidas 

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recebido levantamentos que indicam sobre as dezenas de milhares de pessoas desassistidas.

O governo eleito pretende investir em telemedicina para que profissionais de saúde do interior consigam se comunicar com especialistas que ficam em grandes centros para obter orientação. O investimento na área é considerado “prioridade total” da próxima gestão.

Segundo o Ministério da Saúde, até o final do ano passado, o Brasil tinha 47.278 equipes responsáveis pelo ESF. O Ieps estima que 100% de cobertura da ESF pode ser alcançada com cerca de 25,6 mil novas equipes.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!