Um relatórios do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) mostrou que cerca de um terço da população do país, o que representa 72,69 milhões de pessoas, ainda não está coberta pelo programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O documento mostra também que 33,3 milhões de famílias não têm acesso a nenhum tipo de atendimento na área da saúde, seja por planos de saúde ou acesso ao SUS.
A maior parte da população desassistida está nas capitais. Segundo o Ieps, 21,5 milhões de pessoas que não têm plano de saúde nem estão cobertas pelo SUS vivem em capitais ou regiões metropolitanas.
O ESF é um dos maiores programas do mundo em atenção básica e prevê atendimento por médicos generalistas ou especialistas em saúde da família.
Medidas
A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recebido levantamentos que indicam sobre as dezenas de milhares de pessoas desassistidas.
O governo eleito pretende investir em telemedicina para que profissionais de saúde do interior consigam se comunicar com especialistas que ficam em grandes centros para obter orientação. O investimento na área é considerado “prioridade total” da próxima gestão.
Segundo o Ministério da Saúde, até o final do ano passado, o Brasil tinha 47.278 equipes responsáveis pelo ESF. O Ieps estima que 100% de cobertura da ESF pode ser alcançada com cerca de 25,6 mil novas equipes.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.