Strep A: bactéria que já matou pelo menos seis crianças no Reino Unido
shutterstock
Strep A: bactéria que já matou pelo menos seis crianças no Reino Unido

A bactéria Streptococcus do grupo A, apelidada de Strep A, é responsável pela doença escarlatina e já causou a morte de pelo menos seis crianças no Reino Unido.

A maioria dos casos de Strep A resulta em sintomas leves, semelhantes aos da gripe. Mas em alguns casos, a doença pode se agravar.

A Strep A é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos e idosos. Ela é transmitida principalmente em gotículas de tosse, espirros, fala e contato com lesões cutâneas infectadas. As bactérias também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa por contato próximo, como pelo beijo ou contato com a pele.

Os sinais mais comuns da infecção são:

  • Erupções na pele (manchas vermelhas e lesões)
  • Dor de garganta
  • Dores musculares
  • Inchaço dos gânglios do pescoço
  • Febre alta
  • Cansaço
  • Infecção no ouvido

Segundo o serviço de saúde do Reino Unido, os sintomas duram cerca de uma semana. Algumas pessoas não apresentam nenhum sinal da doença, mas mesmo assim transmitem as bactérias.

O período de incubação da Strep A é de dois a cinco dias. Entre 12 e 48 horas após o início dos sintomas, o paciente começa a ter manchas na pele que surgem primeiro na região do tórax e se espalham pelo corpo.

Sintomas 

Podem aparecer são o surgimento de uma camada branca na língua, que depois de descascar dá um aspecto avermelhado. O aspecto é conhecido como língua de morango.

O Reino Unido recomenda que as pessoas consultem um médico se a dor de garganta não melhorar após uma semana, se estiverem com febre alta ou calafrios.

A doença é tratável com antibióticos. Em casos graves, a doença deve ser tratada em hospital, com acompanhamento médico.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!