A bactéria Streptococcus do grupo A, apelidada de Strep A, é responsável pela doença escarlatina e já causou a morte de pelo menos seis crianças no Reino Unido.
A maioria dos casos de Strep A resulta em sintomas leves, semelhantes aos da gripe. Mas em alguns casos, a doença pode se agravar.
A Strep A é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos e idosos. Ela é transmitida principalmente em gotículas de tosse, espirros, fala e contato com lesões cutâneas infectadas. As bactérias também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa por contato próximo, como pelo beijo ou contato com a pele.
Os sinais mais comuns da infecção são:
- Erupções na pele (manchas vermelhas e lesões)
- Dor de garganta
- Dores musculares
- Inchaço dos gânglios do pescoço
- Febre alta
- Cansaço
- Infecção no ouvido
Segundo o serviço de saúde do Reino Unido, os sintomas duram cerca de uma semana. Algumas pessoas não apresentam nenhum sinal da doença, mas mesmo assim transmitem as bactérias.
O período de incubação da Strep A é de dois a cinco dias. Entre 12 e 48 horas após o início dos sintomas, o paciente começa a ter manchas na pele que surgem primeiro na região do tórax e se espalham pelo corpo.
Sintomas
Podem aparecer são o surgimento de uma camada branca na língua, que depois de descascar dá um aspecto avermelhado. O aspecto é conhecido como língua de morango.
O Reino Unido recomenda que as pessoas consultem um médico se a dor de garganta não melhorar após uma semana, se estiverem com febre alta ou calafrios.
A doença é tratável com antibióticos. Em casos graves, a doença deve ser tratada em hospital, com acompanhamento médico.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.