Os produtos da marca Labornatus do Brasil foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ). A fabricação, venda, distribuição e uso de todos os alimentos e suplementos , de qualquer lote, estão proibidos como medida preventiva.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (19) através da Resolução RE 1.344. A agência encontrou “falhas graves” na fábrica da Labornatus, que tem sede na cidade de Marataízes, no Espírito Santo.
Na fiscalização, realizada pelo Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Espírito Santo e com a Vigilância Sanitária Municipal de Marataízes, a Anvisa diz que foram identificadas “falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores, controle de pragas, controle de potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas e do produto final, Programa de Controle de Alergênicos, entre outros”, segundo nota do órgão.
Na resolução diz: "Os produtos da empresa não apresentam em sua rotulagem a declaração sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares, dos seus derivados ou sobre o risco de contaminação cruzada".
Segundo a agência, não seguir as regras de fabricação “pode impactar a qualidade e a segurança do produto final”.
Produtos
Os produtos podem ser identificados através do rótulo: LB NATUS INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA ou LABORNATUS DO BRASIL, CNPJ 34.882.599/0001-56. Rua Vitória, nº 12, Ilmenita, Marataízes/ES .
A Labornatus comercializa suplementos de academia, chás, shakes, vitamina e minerais, nutricosméticos e alimentos funcionais. Segundo orientação da Anvisa, consumidores e estabelecimentos não devem utilizar ou vender mais os produtos da marca.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.