Vírus sincicial respiratório (VSR)
CDC/EUA
Vírus sincicial respiratório (VSR)

Último boletim InfoGripe da Fiocruz mostra um crescimento do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre crianças. Dados divulgados nesta quinta-feira (4) apontam que, nas últimas quatro semanas, o VSR foi responsável por 48,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O  vírus da Covid-19 foi identificado em 29,5% dos casos, o Influenza B em 6,2% e o Influenza A em 9,1%.

Os números são referentes ao período de 16 a 22 de abril.

Em crianças de até dois anos, "o vírus sincicial respiratório segue gerando um volume muito grande de internações em todo o país, superando inclusive os casos notificados de SRAG por Covid-19 que afeta todas as idades", segundo o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Já entre os adultos, há predomínio da Covid-19, embora o boletim afirme que houve redução do vírus da doença em várias unidades federativas e um aumento de casos associados à influenza A e B em diversos estados.

"Embora para o VSR ainda não tenhamos vacina disponível, levar às crianças para tomar as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 reduz a chance das crianças terem problemas respiratórios por esses outros vírus que também são perigosos. Isso diminui a própria exposição das nossas crianças ao sincicial nos hospitais e postos de saúde", disse o pesquisador em comunicado.

Desde o início do ano, 49.983 casos de SRAG foram notificados, sendo que 38,5% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório . Desse número, 44% foram causados por Sars-CoV-2, 37% VSR, 4,2% são influenza A; 4% influenza B.

Primeira vacina contra VSR

Nessa quarta-feira (3), os  Estados Unidos aprovaram a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), indicado para adultos a partir de 60 anos.

A ideia é que o imunizante também seja aprovado para crianças no futuro, após mais testes de segurança e eficácia serem realizados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!