O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (18) que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil. No total, existem 128 casos ao todo, sendo 125 casos da doença em aves silvestres e 3 focos em criação doméstica.
Existem outras 13 investigações em andamento, segundo a pasta. As investigações não comprometem a posição do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio com outros países, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A gripe aviária é uma doença viral que raramente pode ser transmitida para humanos. O vírus H5N1 pode causar graves danos à saúde das aves.
De acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil ocupa a posição de destaque global quando se trata das exportações de carne de frango, contribuindo com 35% do panorama internacional.
No entanto, ele permanece como um dos raros países que ainda mantêm o reconhecimento de estarem livres da presença da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (conhecida como Gripe Aviária) em suas populações de aves de criação comercial.