Charles Leclerc, da Ferrari.
Reprodução/Redes Sociais
Charles Leclerc, da Ferrari.

No Grande Prêmio dos Estados Unidos, que aconteceu no dia 22 de outubro, Charles Leclerc, da equipe Ferrari, revelou que correu à base de analgésicos devido a dores intensas no dente. 

De acordo com o piloto, o motivo da dor é uma infecção bacteriana conhecida como abcesso. Esse problema, ao contrário de outras estruturas do corpo, demora a ser visto pelo organismo por conta da rigidez do dente e pelo fato da infecção ficar dentro dele. 

Quando a infeção é externalizada, traz uma sensação de dor, falta de concentração, dentre prejuízos sensoriais, cardíacos entre outros. Para o cirurgião dentista Dr. Marcos Laboissiere, quando uma infecção como tal atinge algum atleta de alta performance e não é vista precocemente, como o caso do próprio Leclerc, pode resultar em alterações no desempenho muscular, além da falta de concentração.

“Em pessoas comuns, uma infecção no dente não tratada precocemente, já pode resultar em desequilíbrios de outras funções do corpo. Em atletas, sejam profissionais ou amadores, os prejuízos podem ser sentidos de maneira mais intensa”, explica o Dr. Marcos.

O abcesso geralmente é causado por uma infecção bacteriana que se desenvolve quando a polpa do dente fica infectada devido à cárie não tratada, fraturas dentárias ou outras condições, no caso do Leclerc, a infecção foi em um dos sisos. “O siso ou terceiro molar, na maioria das vezes nasce parcialmente ou nem aparece na boca, quando aparece parcialmente pode desencadear problemas como uma simples dor, ou mais graves como a pericoronarite como o sofrido pelo piloto” alerta Laboissiere.

Tratamento

Um dos tratamentos para o abcesso é a raspagem, que é uma forma de eliminar o acúmulo de tártaro que está proliferando as bactérias além de realizar a limpeza do pus e outros resíduos inflamatórios. Também pode ser feito o alisamento da raiz e até mesmo a cirurgia periodontal, indicada para pacientes com um acúmulo de tártaro muito profundo. 

O uso de medicamentos antibióticos para controlar a inflamação e a proliferação das bactérias também são um meio de tratar o abcesso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!