vacina
Reprodução: Freepik
vacina

A cidade de Dourados, localizada em Mato Grosso do Sul, será a primeira cidade do Brasil a começar a vacinação em massa contra a dengue . A imunização foi iniciada às 10h desta quarta-feira (3), nos 35 postos de saúde do município. 

A cidade conta com 243.368 mil habitantes. A expectativa é vacinar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos com o imunizante. 

A vacina está disponível para quem apresentar o documento de identificação e comprovante de residência de Dourados.


Qdenga

O imunizante é a Qdenga. Ele possui duas doses que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. A vacina, agora disponível no SUS , já estava acessível na rede privada há oito meses, pelo valor de R$ 450.

O imunizante Qdenga (TAK-003) é da farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Ele foi aprovado em março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Essa é a primeira vacina que liberada no Brasil para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue. A vacina é aplicada em pessoas entre 4 e 60 anos, sendo necessário duas doses com intervalo de três meses. A vacina possui sorotipos diferentes ao do vírus e pode ser aplicada em pessoas que já tiveram a doença.

Antes do anúncio, a única vacina contra a dengue que estava disponível no Brasil era a Dengvaxia, que é fabricada pela Sanofi Pasteur. Entretanto, a vacina não cobre todas as pessoas, sendo indicado apenas para pessoas que já foram infectadas pelo vírus, sendo uma prevenção uma possível segunda infecção, que pode ser mais agressiva e até levar a morte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!