Aedes aegypti, mosquito da dengue
Pixabay
Aedes aegypti, mosquito da dengue

O Ministério da Saúde prevê que o Brasil somará mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024 - até o momento, o país tem aproximadamente 400 mil infectados pela doença. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), a secretária de Vigilância em Saúde da pasta, Ethel Maciel, explicou que está havendo uma antecipação nos casos, que costumam ser maiores entre março e abril.

"Estamos vendo uma antecipação de casos que não tínhamos visto nas outras epidemias de dengue. Geralmente, os casos são fim de março e começo de abril", declarou a secretária. "A estimativa do Ministério da Saúde é que a gente chegue a 4,2 milhões casos. Nunca chegamos a esse número. Estamos nos preparando desde o ano passado", acrescentou. 

Vacinação

A imunização contra a dengue começou nesta sexta-feira (9), em Brasília e Goiás. A expectativa é que Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão recebam as doses nos próximos dias. O primeiro lote contará com 712 mil doses espalhadas por 315 municípios. 

Ao todo, o governo esperar 6,6 milhões ao longo deste ano. “Se houvesse mais doses, nós certamente compraríamos mais", afirmou a ministra da Saúde, Nisia Trindade, durante o início da vacinação pública no Distrito Federal.


Testes

Além dos métodos de prevenção conhecidos, o Ministério da Saúde também acelerou a compra de testes de diagnostíco da doença. Na última quinta-feira (8), a Fiocruz afirmou que vai dobrar a produção de unidades de testes a pedido do governo federal . A Fundação afirma que os testes permitem confirmar a infecção e identificar o sorotipo circulante de dengue (1, 2, 3 e 4), mas também zika e chikungunya. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!