Se expôs ao HIV? É possível evitar a infecção. Saiba onde encontrar PEP nas principais cidades do Brasil
Divulgação
Se expôs ao HIV? É possível evitar a infecção. Saiba onde encontrar PEP nas principais cidades do Brasil

O Carnaval chegou ao fim, mas os cuidados com a saúde são recomendados o ano inteiro. Por isso, a Agência Aids traz dicas para você continuar cuidando da sua saúde sexual. Se marcou bobeira na folia, não usou camisinha, se expôs ao risco de infecção pelo HIV, você pode fazer uso da PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) , uma medida de prevenção de urgência que deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

Diferentes situações podem trazer risco de infecção pelo HIV. É o caso, por exemplo, de situações de violência sexual ou do sexo consentido, porém sem camisinha (desprotegido). Alguns acidentes também podem expor uma pessoa ao vírus, como ferimentos causados por instrumentos que furam e cortam ou o contato direto com substâncias como sangue, sêmen e secreção vaginal infectados.

Sempre que houver uma provável exposição ao HIV, a pessoa deve utilizar a PEP. E quanto mais cedo, melhor! O primeiro passo é buscar atenção em um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS.

Será necessário fazer um teste para HIV para avaliar se a pessoa que sofreu a exposição já estava infectada ou não. Caso o teste tenha um resultado positivo, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, deverá ser utilizado por 28 dias ininterruptos um esquema medicamentoso de PEP.

O esquema da PEP envolve dois comprimidos. Um deles contém os medicamentos tenofovir e lamivudina, enquanto o outro comprimido contém o medicamento dolutegravir.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa com exposição sexual de risco ao HIV também faça testes para detectar hepatites A, B e C e outras infecções sexualmente transmissíveis. A PEP não previne outras ISTs.

Texto: Agência AIDS

Clique aqui e saiba onde encontrar a PEP no Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!