O principal cuidado dos munícipes é eliminar os focos de água parada em suas residências
Prefeitura de Jundiaí
O principal cuidado dos munícipes é eliminar os focos de água parada em suas residências

Na última quarta-feira (14), o  Ministério da Saúde anunciou que vai ampliar o volume de recursos destinados aos Estados, Distrito Federal e municípios no combate à Dengue. Segundo a pasta, será repassado R$ 1,5 bilhão para suprir a situação de emergência. O valor é quase seis vezes maior que o destinado em 2023, que foi de R$ 256 milhões.

A pasta informou que o aumento de recursos são destinados para o controle da situação de emergência que acometeu a saúde pública, com a epidemia de dengue e de outras arboviroses, como a chikungunya e o zika vírus. Eles são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. 

As medidas de prevenção, controle de riscos, danos e agravos à saúde pública são os pontos que serão foco para o investimento. Os Estados e municípios devem enviar ao governo federal um ofício com uma declaração de emergência para receber o recurso. O valor será repassado mensalmente, durante a vigência do decreto. 

Um plano de ação deverá ser apresentado, com a informação das condições de saúde local, necessidade de atendimento a população e a sobrecarga da rede assistencial. Nele, as ações de saúde para o combate e os respectivos valores estimados devem ser destacados.

O Ministério da Saúde informou que o Brasil pode chegar a marca de 4,2 milhões de casos de dengue até o final de 2024.  Até o momento, foram registrados 500 mil casos e 84 mortes pela patologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!