Aedes aegypti, mosquito da dengue
Pixabay
Aedes aegypti, mosquito da dengue

A quantidade de casos (prováveis e confirmados) de dengue registrados em 2024 já superou o total de diagnósticos de todo o ano passado. Em apenas dez semanas, o Brasil conta 1.684.781, acima da taxa total de 2023, que ficou 1.658.816. Os dados foram atualizado pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (15). 

Em termos de mortes, entretanto, o país ainda não chegou no número do ano passado. Em 2024, a doença transmitida pelo Aedes aegypti já provocou 513 óbitos - outros 903 em investigação. Em 2023, considerando os 12 meses, foram 1.904 mortes por dengue.

Até o momento, Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo são estados que já declararam situação de emergência por epidemia da infecção. Cerca de 300 municípios estão nesta situação.

Por causa do alarmante número de casos, o Ministério da Saúde elaborou, no início deste mês, uma nota técnica com a indicação de testes rápidos para o diagnóstico da doença.


Segundo a pasta, aproximadamente 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção.

Prevenção

De acordo com especialistas, o contágio pode ser evitado das seguintes formas

Vistoria anti-mosquito: Faça uma inspeção semanal no seu quintal. Vire potes, pneus e qualquer coisa que possa acumular água.

•  Telas e repelentes:  Use telas nas janelas e passe repelente. Mosquito não gosta de cheiro forte.

•  Plantas amigas:  Manjericão e citronela podem ajudar a manter o mosquito transmissor longe.

•  Atenção com a limpeza:  Mantenha a casa limpa e sem acúmulo de lixo, porque mosquito da dengue é fresco e gosta de limpeza.

Quais são os sintomas?

- Febre alta repentina;
- Dor no corpo;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
Manchas vermelhas pelo corpo.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!