Planos de saúde podem ser obrigados a garantir tratamento de diabetes
Imagem: Proxima Studio | Shutterstock
Planos de saúde podem ser obrigados a garantir tratamento de diabetes


Em uma etapa importante para garantir o direito à saúde de milhões de brasileiros, o Senado Federal aprovou recentemente a inclusão do tratamento completo para diabetes tipo 1 nos planos de saúde. A medida representa uma conquista histórica para nós que, há anos, lutamos por um tratamento digno e acessível.

Se você não sabe, o diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros e exige acompanhamento médico constante, além de acesso a diversos recursos para o seu controle. Mas muita gente se depara com a barreira imposta pelos planos de saúde, que em alguns casos negam cobertura para exames, medicamentos e insumos essenciais para o tratamento.


É difícil acreditar que, em pleno século XXI, pessoas com diabetes precisam enfrentar tamanha dificuldade para garantir sua saúde e bem-estar. A inclusão do tratamento completo para diabetes nos planos de saúde é um direito à vida, que deve ser assegurado por lei.

Claro, ainda há etapas a serem superadas antes que a cobertura integral do diabetes se torne realidade. O projeto de lei precisa ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), pela Câmara dos Deputados e, posteriormente, sancionado pelo presidente da República.

Para os milhões de brasileiros que convivem com a doença, os planos de saúde não poderão negar cobertura para os seguintes procedimentos relacionados ao diabetes tipo 1:

Fornecimento de insulina e outros medicamentos: A insulina é essencial para o controle da glicemia e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes tipo 1. A aprovação garante o acesso a esse medicamento vital, sem custos adicionais para os pacientes.

Monitoramento contínuo da glicemia: Esse dispositivo permite que os pacientes acompanhem seus níveis de glicose no sangue em tempo real, ajudando-os a tomar decisões mais precisas sobre o tratamento.

Bombas de insulina: Essa tecnologia inovadora libera doses precisas de insulina de forma automatizada, proporcionando um controle mais eficaz da glicemia e diminuindo o risco de complicações.

Acompanhamento médico especializado: O diabetes tipo 1 exige acompanhamento multidisciplinar, incluindo endocrinologistas, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. A aprovação garante o acesso a esses profissionais, fundamental para o sucesso do tratamento.

O diabetes não é uma escolha, mas a luta por um tratamento digno e acessível sim. É hora de unirmos forças e exigir que os planos de saúde assumam sua responsabilidade social e garantam o direito à vida e à saúde de todos os pacientes com diabetes.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!