A cidade de São Paulo pode estar próxima de uma outra epidemia
Fernando Frazão/Agência Brasil
A cidade de São Paulo pode estar próxima de uma outra epidemia

A cidade de São Paulo está perto de atingir o índice epidêmico de dengue. Atualmente, são 295 casos para cada 100 mil habitantes, segundo dados oficiais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera epidemia cenários em que haja 300 casos para cada 100 mil habitantes. No estado de São Paulo, mais de 130 cidades já estão em situação epidêmica.

Houve um crescimento de 1.668% nos casos de dengue na capital paulista, segundo levantamento da vigilância epidemiológica do município. Nas dez primeiras semanas de 2023, foram registrados 2.003 casos; no mesmo período de 2024, foram 35.417 casos. 

Os casos confirmados no município paulista revelam que as mulheres com idades entre 20 e 49 anos pertencem a um dos grupos mais vulneráveis para a doença.

Já foram notificados em todo o estado de São Paulo 558.475 casos da doença, 224.945 deles foram confirmados e outros 106.190 estão em investigação.  Até o momento, 72 pessoas morreram pela doença e outros 186 óbitos estão em investigação.

No dia 5 de março, o governo estadual decretou estado de emergência.  No total, 44 municípios paulistas estão em estado de emergência.

Vacinação em São Paulo

A vacina está disponível em 11 municípios da região do Alto Tietê de forma gratuita, no SUS. Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Izabel, Salesópolis e Suzano.  Crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da campanha de imunização.

A vacinação pode ser feita também em hospitais ou clínicas particulares em todo estado.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!