Agentes de saude da cidade de São Paulo em ação com drone em prédios abandonados, à procura de focos do mosquito transmissor
Paulo Pinto/Agência Brasil - 05/03/2024
Agentes de saude da cidade de São Paulo em ação com drone em prédios abandonados, à procura de focos do mosquito transmissor

O Brasil soma 3.062.181 casos prováveis  de dengue neste ano e com dados atualizados até esta quarta-feira (10). A informação é do Painel de Monitoramento das Arboviroses, que é fomentado pelos dados do Ministério da Saúde.

O número de pessoas que morreram pela doença já chegou a marca de 1.256, um recorde em uma série histórica iniciada no ano 2000. O número pode ser ainda maior, já que 1.857 mortes estão sob investigação.


O Distrito Federal é o local com maior incidência de casos no Brasil,  com mais de 207 mil casos registrados somente este ano. Uma taxa de 7.358,9 infecctados a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a pasta, o alto volume de casos registrados em 2024 tem relação com fatores como mudanças climáticas e a circulação de mais sorotipos do vírus da doença, que é infecciosa febril aguda e transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti.

Estima-se que cerca de 75% dos focos da dengue estejam em casas domiciliares. A população pode diminuir a ploriferação dos mosquitos mantendo caixas-d'água fechadas; receber agentes da saúde; amarrando sacos de lixo; colocando areia em vasos de planta; guardando pneus em locais cobertos; limpando calhas; e não acumulando sucata ou entulho.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!