Brasil tem quase 3 mil casos de Oropouche em 2025
Divulgação/Inpa
Brasil tem quase 3 mil casos de Oropouche em 2025

O Espírito Santo iniciou 2025 atento para casos de Febre do Oropouche. O estado registrou 2652  ocorrências ao longo das primeiras quatro semanas do ano. Isso significa 95% dos casos no país que, segundo dados do Ministério da Saúde(MS), teve 2791 pessoas com a doença.

O segundo e o terceiro estado com mais registros foram Rio de Janeiro e Minas Greais, respectivamente. Outros lugares afetados foram Paraíba, Ceará, Paraná e Roraima.

Doença

Publicidade

A febre de Oropouche é causada por um arbovírus, transmitido por pernilongos, detectado pela primeira vez no país em 1960. No início, os relatos da doença eram concentrados na região amazônica, mas a partir de 2024 outros estados passaram a ter a efermidade.

Os sintomas são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça, dor muscular, náuse e diarreia. Tontura, calafrios e vômito também são percebidos.

Mortes

A Bahia teve dois casos de morte por febre do Oropouche em 2024. Foram os primeiros óbitos pela infecção registrados no mundo. Uma mulher de 24 anos, moradora do município de Valença, morreu em março pela doença. A morte de uma outra mulher, de 21 anos, que morava em Camamu, aconteceu em maio.

Indefinição

Em abril completa um ano do primeiro caso de Febre Oropouche no Espírito Santo, período considerado curto por especialistas para a previsão de cenários.
Não há ainda uma definição, por exemplo, se após a infecção o paciente ganha imunidade. As pesquisas ainda estão em andamento.

Auxílio

Em 9 de janeiro, o Ministério da Saúde implantou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para monitorar as arboviroses no Brasil, incluindo o Oropouche. A troca de informações com estados, municípios e pesquisadores faz parte da estratégia da operação.

Atualmente, equipes do Ministério da Saúde estão em Vitória para dar apoio técnico ao estado sem prazo para terminar o trabalho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!