
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu todos os lotes do protetor solar Antiox C FPS 58, da Cosmobeauty, determinando o recolhimento imediato. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14), também proibiu todos os produtos cosméticos de outra empresa, a Treelife Pharmah LTDA.
A medida proíbe a venda, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. Segundo a Anvisa, o protetor solar não tem registro sanitário, enquanto os cosméticos da Treelife não tem autorização para fabricar os produtos no Brasil.
Entre os produtos vendidos online pela Treelife Pharmah, há fórmulas com promessas sem comprovação científica, como uma substância anunciada como "100% aprovada pela Anvisa" e capaz de "queimar até 400 calorias por dia, mesmo sem atividade física", comercializada por R$ 220.
Confira as determinações
Empresa: Biodomani Indústria e Comércio Ltda
Produto: Antiox C FPS 58 – Cosmobeauty
Tipo: Cosmético
Medida da Anvisa: Proibida a fabricação, venda, distribuição, uso e propaganda de todos os lotes.
Motivo: O produto era fabricado e vendido sem registro sanitário.
Empresa: Treelife Pharmah Ltda
Produto: Todos os cosméticos da marca
Tipo: Cosmético
Medida da Anvisa: Apreensão e proibição da fabricação, venda, distribuição, uso e propaganda de todos os produtos.
Motivo: A empresa não tem autorização para fabricar cosméticos e os produtos não têm registro.
O Portal iG entrou em contato com as duas empresas para comentarem as proibições da Anvisa e não teve retorno até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para pronunciamentos.