Quanto maior o fator de proteção, mais seguro para a pele
Wayhomestudio/Freepik
Quanto maior o fator de proteção, mais seguro para a pele

"Tá parecendo a história do ovo, Dr. Felipe". Foi assim que a paciente me respondeu quando eu disse que ela deveria usar um filtro solar maior a partir de agora. O questionamento dela era porque, no ano passado, a minha resposta tinha sido a de que aumentar o FPS do filtro não aumentaria os seus benefícios.

Não estou atualizado em relação ao status do ovo. Na minha época de faculdade, comer um ovo era ingerir uma bomba de colesterol, que saía da boca diretamente para as artérias do coração. Depois li que não era assim e que bebês a partir de 4 meses deveriam comer ovos porque tinham também colesterol bom.

O fato é que o médico que estuda é obrigado a mudar de opinião. Em relação ao filtro solar, a coisa mudou tanto que, no início dos anos 1960, os dermatologistas indicavam óleo bronzeador como protetor. Não porque os óleos filtrariam os raios solares, mas porque a pele bronzeada estava mais protegida.

A relação dos raios solares com o surgimento do câncer de pele e do envelhecimento precoce demorou a ganhar credibilidade, mas hoje sabemos que quase todos os cânceres de pele podem ser prevenidos com o uso do filtro solar. 

O FPS é uma sigla para "fator de proteção solar".  Se aumentamos o FPS, aumentamos também o tempo que a pele leva para ficar vermelha. Existe um conceito já muito bem estabelecido de que a pele vermelha é sinal que ela foi machucada.

O filtro solar age de duas maneiras: ele tanto absorve a luz e transforma em calor quanto a devolve para o meio externo, como se fosse um espelho. De fato, o FPS maior que 30 não oferece benefício significante quando levamos em conta a quantidade de raios solares absorvidos. Já se formos considerar os raios transmitidos, esse aumento impacta muito. Por exemplo, a quantidade de energia transmitida diminui pela metade quando se aumenta o FPS do filtro de 30 para 60. 

Portanto, pelo menos por agora, use protetor com FPS maior. Use mesmo que esteja nublado, chovendo ou se você trabalha num ambiente fechado. Se tem melasma — manchas escuras na pele —, é obrigatório usar filtro solar com cor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!