Anvisa aprovou o uso do Mounjaro para tratar o distúrbio da  apneia do sono em pessoas com obesidade
FreePik
Anvisa aprovou o uso do Mounjaro para tratar o distúrbio da apneia do sono em pessoas com obesidade

A apneia do sono tem relação direta com a obesidade e, juntas, essas condições formam um ciclo difícil de romper . O excesso de peso causa problemas nas vias aéreas durante o sono, enquanto as noites mal dormidas alteram hormônios ligados ao apetite e ao metabolismo, dificultando o emagrecimento .

Em meio a esse cenário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última segunda-feira (20) o uso do Mounjaro para tratar o distúrbio em pessoas com obesidade , abrindo novas possibilidades de controle e prevenção. O uso para combater a obesidade foi aprovado em junho deste ano.

Em entrevista ao Portal iG, o médico nutrólogo Dr. Marcelo Silva, especialista em emagrecimento e longevidade, falou sobre a liberação do medicamento para o tratamento da apneia do sono em pacientes com obesidade, destacando os impactos na qualidade de vida e na saúde metabólica.

Qual a importância dessa aprovação da Anvisa para o Mounjaro?

A liberação do Mounjaro para apneia do sono em pessoas com obesidade representa um avanço importante, porque conecta dois grandes desafios que vemos na prática clínica: excesso de peso e distúrbio do sono. Frequentemente eles se alimentam mutuamente — a obesidade agrava a apneia, e a apneia atrapalha o emagrecimento e o metabolismo.

Mounjaro é aprovado para apneia do sono em pessoas com obesidade
MKPhoto12/Shutterstock
Mounjaro é aprovado para apneia do sono em pessoas com obesidade


Como exatamente a apneia do sono influencia o metabolismo e o peso?

A apneia provoca fragmentação do sono, queda nos níveis de oxigênio durante a noite, elevação do cortisol, aumento da resistência à insulina e alterações no apetite e regulação hormonal. Tudo isso dificulta o emagrecimento e pode gerar um círculo vicioso entre sono e peso.

E o Mounjaro como atua nesse contexto?

Quando usamos um tratamento que age não só na obesidade, mas também no distúrbio respiratório do sono, aumentamos as chances de interromper esse ciclo. Não se trata apenas de perder peso, mas de melhorar a saúde global, qualidade do sono e longevidade.


É um tratamento seguro para todos os pacientes?

A tirzepatida age em mecanismos complexos, envolvendo hormônios como GLP-1 e GIP, e precisa estar inserida em um plano que inclua dieta adequada, atividade física, acompanhamento de sono e avaliação individualizada dos riscos. Não é uma pílula mágica.

Quais os resultados que pacientes podem esperar?

Podemos esperar redução de peso corporal, melhora da qualidade do sono, menor fadiga diurna, redução do risco cardiovascular, melhora da glicemia e da pressão arterial. Mas o sucesso depende de hábitos sustentáveis e de acompanhamento médico completo.

Qual é a recomendação para quem sofre de obesidade e apneia do sono?

O ideal é uma avaliação multidisciplinar — com médico do sono, nutrólogo e nutricionista. A nova indicação do Mounjaro permite tratar o paciente de forma mais completa e personalizada, potencializando resultados.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes