Lançamento da nova vacina
Gabriel Barros/Portal iG
Lançamento da nova vacina

O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (26) que a  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou a Butantan - DV, a nova vacina contra a dengue, 100% brasileira.

A vacina levou anos para ser desenvolvida. O clima entre os servidores do instituto era, portanto, de orgulho pelo lançamento. Ao Portal iG,  o diretor do instituto, Esper Kallás, disse que a Butantan - DV abriu o caminho para o desenvolvimento de novas soluções de saúde,

"A aprovação da vacina Butantan - DV fez uma rota que nos ajuda a entender cada vez melhor o processo, saber melhor como vamos atuar dentro das normas regulatórias e processuais no Brasil e abrir o debate de como a gente pode tornar esses prazos cada vez menores para fazer com que intervenções de saúde cheguem mais rápido à população brasileira'', disse.

Dose única

O imunizante é o primeiro no mundo de apenas uma dose, que dura cerca de cinco anos. Segundo Alexandre Padilha, ministro da Saúde, a dose única é um trunfo para garantir o maior número possível de imunizações. 

"É uma dose, isso ajuda muito na adesão. Uma das dificuldades que nós temos com a única vacina disponível  é ela ser de duas doses'', disse.

O ministro ainda falou que é necessária uma campanha que promova a imunização e combata narrativas anti-vacina:

"Eu sou pai de uma menina de 10 anos de idade. Eu não aplicaria na minha filha as vacinas se eu tivesse qualquer desconfiança sobre a segurança e a eficácia dessas vacinas que são produzidas e avaliadas pela Anvisa. Cada vacina nova é uma vitória da ciência'', afirmou.

A vacina tem 74,7% de eficácia geral, e de 91,6% de proteção contra as variantes mais fortes da dengue. 

Após a aprovação, serão iniciados os estudos para incluir o imunizante no calendário vacinal brasileiro. A previsão é que isso aconteça no início de 2026. O público-alvo deve ser de pessoas entre 12 e 59 anos.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes