Tamanho do texto

Andrew Flinders Taylor decidiu que iria comer apenas batatas em 2016 e conta toda a experiência nas redes sociais

Será que é possível passar um ano comendo apenas batatas? Para Andrew Flinders Taylor, australiano de 36 anos, sim. Ele decidiu que iria passar 2016 se alimentando com o tubérculo e contar toda a sua experiência nas redes sociais. 

Andrew Flinders Taylor decidiu que iria comer apenas batata por um ano
Reprodução/Facebook
Andrew Flinders Taylor decidiu que iria comer apenas batata por um ano


A ideia de Andrew era perder peso e superar uma compulsão por comida, treinando o cérebro a ver os alimentos apenas como uma fonte de energia, e não como algo reconfortante. No primeiro mês, ele perdeu 10 kg. No começo da dieta ele pesava mais de 150 kg. 

"Achei que fosse passar por uma dura batalha mental ao tentar ficar com essa alimentação por um ano inteiro, mas até agora, tenho realmente gostado disso", disse ao jornal "The Independent". "Em algum momento é chato, mas ainda não enjoei. Gosto de cada refeição", completou. 

Andrew conta dia a dia no Facebook e mostra escovinha que ganhou da mulher para lavar as batatas
Reprodução/Facebook
Andrew conta dia a dia no Facebook e mostra escovinha que ganhou da mulher para lavar as batatas


Segundo reportagem da publicação britânica, ele escolheu as batatas depois de muita leitura e pesquisa e disse ter ficado surpreso ao descobrir que o alimento "oferece proteína e aminoácidos mais do que suficientes" para seu dia a dia. 

Andrew falou também que sua preocupação era com a quantidade de cálcio indicada para o consumo diário. "Batata tem cálcio, mas poderia não ser o suficiente. Para ter certeza de que estou ingerindo a quantidade necessária, faço purê de batata com leite de soja fortificado", explicou à publicação. 

Para cuidar da saúde, ele está fazendo acompanhamento médico e exames de sangue regulares. Além disso, médicos e nutricionistas indicaram que ele deveria variar os tipos de batata na alimentação e incluir, por exemplo, batata doce. 

Dieta da batata faz bem à saúde?

O jornal "Daily Mail" conversou com a nutricionista Jennie Jackson, especialista da Universidade de Glasgow. Para ela, a batata é um ótimo alimento e Andrew consegue o necessário de energia por dia com essa alimentação, mas pode ter deficiência de nutrientes essenciais como zinco, ômega-3 e vitamina B12. 

Andrew em um dia de compras
Reprodução/Facebook
Andrew em um dia de compras


Segundo Jennie, 3kg de batata representam 2.000 calorias, quantidade razoável para um homem como Andrew. Embora as batatas sejam ótimas fontes de carboidrato e fibra, têm pouca proteína. "Um homem de 120kg precisa de 90 gramas de proteína por dia e essa dieta tem apenas 60 gramas", diz a especialista. 

Jennie ainda lembra que comer apenas um alimento não causa grandes danos a curto prazo. Porém, não há um único alimento que supra todas as necessidades de um ser humano adulto a longo prazo. 

    Leia tudo sobre: dieta