Tamanho do texto

Alface, rabanete e pepino estão entre os campeões no quesito "água para comer". Veja o que mais incluir na alimentação

Água é essencial para o bom funcionamento do organismo, manutenção da temperatura corporal e até para beleza. “Devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia, por meio da ingestão de água, água de coco, sucos ou chás. Essa quantidade pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, a prática de atividades físicas, temperatura do ambiente e tipos de alimentos ingeridos”, diz a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde. Com a chegada do verão e as altas temperaturas da estação, vale prestar ainda mais atenção à hidratação. 

Rabanete: um dos alimentos campeões em água
Thinkstock/Getty Images
Rabanete: um dos alimentos campeões em água

Leia também:  Sofrendo com o calor? Aprenda a fazer sucos que refrescam e também hidratam

Como escolher o melhor suco de caixinha

Você acha difícil andar com uma garrafinha por aí? Pois saiba que certos alimentos podem contribuir para sua boa hidratação. “A quantidade de líquido pode diminuir de acordo com a ingestão de alimentos com alto teor de água”, explica a nutricionista.

O que comer para se hidratar?

A ideia é acrescentar ao cardápio frutas, verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água. Esses alimentos hidratam e facilitam o trabalho dos rins, que eliminam a retenção de líquidos com eficiência.

Entre eles estão alface (95% de água), chuchu (95%), pepino (95%), rabanete (95%), nabo (94%), tomate (94%), couve-flor (92%), melancia (92%), melão (90%), abacaxi (87%), maçã (86%), cenoura (86%), goiaba (86%), clara de ovo (75%), banana (74%).

Sabia que alface tem 95% de água?
Getty Images
Sabia que alface tem 95% de água?


Além de contribuir com a hidratação eles têm poucas calorias, colaborando para manutenção da boa forma. E o melhor: os alimentos com grande quantidade de água podem ajudar a combater a celulite.

Um estudo realizado pelo dermatologista americano Howard Murad, autor do livro A Solução para Celulite, diz que hidratação é importante para tratar o problema. Mas, mais eficaz do que beber oito copos de água por dia, seria a ingestão desses alimentos.

Alimentos ricos em água ajudam ter um bumbum perfeito, sem celulite
Thinkstock/Getty Images
Alimentos ricos em água ajudam ter um bumbum perfeito, sem celulite


Isso porque, segundo o especialista, as células são capazes de absorver melhor a água contida nos alimentos, principalmente aqueles ingeridos crus, como frutas e verduras. Assim, com o organismo bem hidratado, o problema que atormenta as mulheres seria minimizado.

Siga lendo notícias de Saúde

    Leia tudo sobre: dieta