undefined
FreePik

Mulher grávida

Cuidar da sua saúde é o primeiro passo para a construção de uma vida saudável para seu bebê. É por isso que a mulher precisa entender a importância de ir ao dentista durante todo o período de gestação.

Leia também: Dentisply Sirona une o melhor da tecnologia e da odontologia

A gravidez está relacionada a várias mudanças no corpo da mãe e algumas delas podem prejudicar dentes, língua e gengiva. O seu dentista precisa estar de olho e acompanhar tudo que vai acontecer.

O corpo da futura mãe começa a produzir uma quantidade maior de hormônios como a progesterona. O aumento do nível dessas substâncias faz subir o risco de inflamações na gengiva. O quadro, conhecido como gengivite gravídica, tem como os principais sinais o inchaço, dor e sangramento após o uso do fio dental. Caso a condição seja detectada, existem tratamentos, que envolvem a raspagem da placa bacteriana na junção com os dentes.

Além disso, estudos científicos apontam que há uma relação entre doenças periodontais e a ocorrência de partos de prematuros ou de bebês com baixo peso no nascimento.

Leia também: Estalos, zumbidos e dores de cabeça são sinais da disfunção da ATM; entenda

Para orientar médicos e gestantes, a Academia Americana de Periodontia, em parceria com a Federação Europeia de Periodontia, publicou recentemente um guia de recomendações sobre a saúde bucal nesse período.

“Escovar os dentes e passar fio dental com frequência, além de visitar o dentista durante a gravidez, pode diminuir a chance de complicações. É importante para a mulher monitorar sua saúde bucal e conversar com o especialista sobre os cuidados adequados. Cuidando da boca você não está apenas contribuindo para sua saúde como um todo, mas garantindo uma gravidez segura e saúde para seu bebê.”

Os cuidados durante a gravidez são os mesmos que os dentistas recomendam para qualquer pessoa: escovação, fio dental, controle da dieta e uso do flúor. 

Leia também: Saiba o que é a neuralgia do trigêmeo, conhecida como a pior dor que existe

Caso você sinta dor ou note que a vermelhidão ou sangramento persistem, procure seu dentista. O ideal é que ele esteja em contato com o obstetra que acompanha sua gravidez para realizar o tratamento mais adequado. Se o tratamento que você quer fazer não é urgente, o ideal é esperar pelo segundo trimestre da gestação ou mesmo o nascimento do seu bebê. Caso uma intervenção cirúrgica seja necessária, é possível usar uma anestesia local específica, sem vasoconstritores. Tratamentos estéticos, como clareamento, não são proibidos, mas como não há estudos que atestem sua segurança, o melhor é adiar. 

Dr. Bruno Puglisi

Para mais informações sobre o trabalho do Dr. Bruno Puglisi basta ligar no telefone (11) 3884-1700 . Também é possível acompanhar o dentista pela rede social  Instagram . A clínica do especialista em prótese e estética dental fica na Rua Pamplona, no Jardim Paulista, São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!