Tamanho do texto

Saiba tudo sobre os cuidados que você deve ter com a saúde dos seus dentes e muito mais na coluna do Doutor Bruno Puglisi no Portal iG

A Endocardite Bacteriana é uma doença comum, que causa alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração e uma de suas causas é a má conservação dos dentes. 

Leia também: é importante visitar o dentista durante a gravidez, alerta doutor Bruno Puglisi

Sua saúde bucal é primordial para sua vida
Ryan McGuire/ Gratisography
Sua saúde bucal é primordial para sua vida

A má escovação leva ao acúmulo de bactérias nos dentes causando mau hálito, placa bacteriana, tártaro e inflamação na gengiva. Essa inflamação também oferece riscos ao coração

A bactéria que está na boca cai na corrente sanguínea pela ferida da gengivite ou periodontite, chega ao coração e se instala em uma válvula que já tem problema. Aí se dá a endocardite, uma infecção do tecido interno. 

Outra possibilidade é a inflamação da gengiva produzir proteínas que ativam a destruição do tecido e estimulam a formação de placas de gordura na coronária. Além disso, a inflamação diminui o calibre dos vasos e reduz o fluxo sanguíneo. Todos esses fatores podem causar doenças coronárias e levar a um infarto. 

Leia também: Dentisply Sirona une o melhor da tecnologia e da odontologia

Quem tem problema cardíaco deve procurar um dentista regularmente e apresentar boa higiene bucal. O principal sintoma a ser observado é o sangramento, uma gengiva saudável não sangra em hipótese alguma. 

Outro fator que aumenta as chances de desenvolver a doença é a presença de cáries. Sabe-se que os procedimentos para o tratamento da cárie podem causar a passagem das bactérias para a corrente sanguínea. Essas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas. Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco de endocardite. A gengiva deve ter a coloração rosa claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço . 

Pessoas sem dentes correm o risco de ter essa doença, principalmente, a causada por fungos de quem usa dentadura, deve ser limpa após as refeições, usando escova e pasta dental. O dentista deve ser procurado para avaliação. 

Leia também: Estalos, zumbidos e dores de cabeça são sinais da disfunção da ATM; entenda

O tratamento de endocardite deve ser feito pelo médico e normalmente se dá com o uso de antibióticos fortes. A duração do tratamento vai depender da sua intensidade, de quão severa foi a infecção e da resposta do organismo contra a bactéria. Em alguns casos, dependendo de quanto a válvula já foi danificada, pode ser necessário realizar tratamento cirúrgico 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.