Seu filho não gosta de escovar os dentes por achar chato ou por não saber como fazer da forma correta? Isso pode parecer um pesadelo para muitos pais que ficam perdidos e não sabem o que fazer.

Leia também: Você sabe o que é tártaro? Doutor Bruno Puglisi explica

Pais devem ensinar aos filhos como escovar os dentes corretamente
FreePik
Pais devem ensinar aos filhos como escovar os dentes corretamente

Mas escovar os dentes desde a erupção do primeiro dentinho não é uma opção e faz parte do pacote obrigatório dos cuidados de higiene pessoal que farão toda a diferença na saúde da criança. Logo, não há negociação, a criança terá que se acostumar e superar essa dificuldade.

Para ajudar nessa iniciação é preciso ter uma ferramenta exclusiva. No caso do seu filho, são as escovas de dentes infantis. Elas possuem cabeça com bordas protetoras que ajudam a proteger as gengivas, além de cerdas macias e de longo alcance desenhadas para auxiliar na limpeza dos dentinhos difíceis de alcançar.

Leia também: Preenchimento gengival? Doutor Bruno Puglisi explica tudo sobre a técnica

Você viu?

O design também é feito especialmente para a criançada, com muita cor e desenho. Seu filho não tem mais desculpa para não gostar de escovar os dentes.

Confira algumas dicas do Doutor Bruno Puglisi para ajudar na escovação das crianças:

  • Podemos "escovar os dentes" de algum dos brinquedos que a criança goste muito.
  • Contar historinhas sobre a cárie .
  • Criança adora brincar, então transforme o momento da escovação em brincadeira.
  • Deixe a criança começar a escovar e você termina.
  • Deixe a criança escovar os seus dentes.
  • Os pais precisam ser firmes com as crianças, mas isso não significa irritação ou voz alta. 

Leia também: Confira os alimentos que ajudam a preservar o resultado do clareamento dental

  • Uma boa tática é incentivar as crianças com mecanismos de compensação, como prometer brincar com ela, contar uma história ou ouvir uma música depois de escovar os dentes. 
  • Livros de historinhas específicos sobre a saúde bucal também são grandes aliados.
  • Existe até um aplicativo chamado Disney Magic Timer. Ele é capaz de interagir com a criança ajudando a realizar aquela tradicional higiene bucal de uma forma tecnológica e diferente. Para começar a usar é fácil. Com a ajuda dos famosos personagens, a criança realiza os movimentos certos com os minutos necessários para uma limpeza.

Mesmo com todas essas dicas, o Doutor Bruno Puglisi afirma que é muito importante buscar ajuda do especialista em odontopediatria. Esse tipo de consulta é muito importante para estimular a criança a escovar os dentes . Ele saberá avaliar o perfil de cada um.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!