A Afta é uma lesão provocada por algum processo inflamatório. A maioria delas aparece na parte interna da boca, na língua ou na parte interna dos lábios. E aquelas que surgem em locais com maior contato com os alimentos podem demorar mais para se curar.
Leia também: Harmonização facial é uma especialidade odontológica
Essas feridas irritantes e dolorosas afetam a todos. Na coluna de hoje, o doutor Bruno Puglisi revela algumas medidas que podem ajudar a alivar o desconforto causado pela afta ; confira:
Sinais de uma afta
Se você suspeitar que tem uma afta, procure os seguintes sintomas comuns:
• Nos estágios iniciais do desenvolvimento da afta, você pode sentir uma sensação de queimação ou formigamento antes de realmente ver uma ferida.
• Feridas tipo bolha na boca. Elas geralmente são vermelhas, mas tem um centro branco ou cinza.
• As aftas mais severas podem ser combinadas com febre .
• A duração das aftas é de 7 a 10 dias.
• As aftas são úlceras bucais benignas e não contagiosas.
Leia também: Quais foram os avanços da odontologia desde o início dos tempos
Causas de aftas
Não existe um causador das aftas. No entanto, há fatores que podem contribuir para o surgimento; confira:
- Estresse
- Fumo
- Problemas gástricos
- Quimioterapia ou radioterapia
- Mordidas acidentais
-
Lesão na boca
- Comida ácida ou picante
- Dentaduras ou próteses mal ajustadas ou outros aparelhos dentários
- Baixa imunidade
Tratamento
As aftas geralmente desaparecem sozinhas dentro de uma semana ou duas. Mas nem todos nós podemos tolerar o desconforto por muito tempo. Existem alguns medicamentos que podem ajudar a reduzir a vida de uma afta e ter algum alívio.
O mais comum é o uso de creme ou gel indicados pelo seu dentista, encontrados com facilidade em farmácias. Outra saída pode ser encontrada no consultório odontológico, seu dentista pode usar um laser para obter resultados ainda mais rápidos. De qualquer forma, afta geralmente não é nada para se preocupar, pois não são contagiosas e geralmente se resolvem sem qualquer tratamento.
Leia também: Você sabe os males que o cigarro traz para sua boca? Dr. Bruno Puglisi explica
No entanto, se a ferida durar mais de três semanas, causar dor intensa ou parecer criar outras feridas, é melhor marcar uma consulta com seu dentista. Ele vai avaliar e indicar algum enxaguatório ou alguma prescrição para ajudar e verificar se realmente é uma afta que está te incomodando.