Os fumantes tendem a ter uma higiene bucal mais pobre, mais descuidada do que os não fumantes. Com cada inalada de fumaça, os fumantes correm um risco maior de ter uma  série de problemas. Doutor Bruno Puglisi cita alguns deles e como o cigarro age nos nossos dentes:

Leia também: Veja os cuidados necessários com os dentes das crianças durante as férias

Doutor Bruno Puglisi explica os males que o cigarro traz para saúde bucal
shutterstock/Reprodução
Doutor Bruno Puglisi explica os males que o cigarro traz para saúde bucal

Mau hálito com Cigarro:

A respiração do fumante é o resultado de uma boca seca combinada com o alcatrão e a nicotina no tabaco que se instalou nas cavidades orais. 

Dentes manchados e excesso de tártaro: 

Nada pode estragar mais um sorriso do que uma boca cheia de dentes manchados e amarelados, com evidência óbvia de tártaro. Não é uma visão bonita.

Doença das gengivas: 

O uso do tabaco pode inflamar as gengivas  deixando as células dos tecidos mais sujeitas à infecções e resultando em gengivite e outras doenças da gengiva

Cárie dentária : 

A superfície aspera do cálculo (tártaro ou placa dentária) que se forma nos dentes de um fumante permite que mais placas grudem nele. Isso resulta em cavidades, cárie dentária e subsequente perda de dentes.

Câncer bucal:

Fumar cigarro é possivelmente uma das principais causas de câncer bucal que afeta os lábios, língua e gengivas. O tabagismo pesado associado ao consumo de álcool aumenta o risco de câncer bucal. A leucoplasia oral (lesões brancas), mais comumente observada em fumantes, é outra possível causa do câncer bucal.

Além disso, os fumantes correm um risco maior de desenvolver os seguintes efeitos colaterais graves: 

Defeitos congênitos: as mães que fumam durante a gravidez têm um risco maior de ter filhos com fissura labial ou palatina. 

Leia também: Enxaguante bucal com álcool ou sem, qual deles devo usar?

Atraso na cicatrização e suscetibilidade à infecção : os fumantes podem apresentar retardo na cicatrização após uma extração dentária ou cirurgia oral. Baixos níveis de imunidade aumentam a suscetibilidade a infecções orais.  

Dizer que o cigarro pode provocar muitos males não é exagero, Dr. Bruno Puglisi mostra algumas outras doenças que vão além da boca

Hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim e  faringe.

Leia também: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

Se isso não é motivo suficiente para acabar com o vício do cigarro procure uma ajuda profissional e  consulte regularmente seu médico e seu dentista. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!