Tamanho do texto

Durante as férias os dentes das crianças convivem com alimentos 'perigosos'

As férias chegando,  são dias muito esperados pelos filhos, toda a rotina muda, dormem e acordam mais tarde, o horário das refeições também são outros, comem mais doces e acabam também relaxando nos hábitos de escovação com os dentes das crianças.

Leia também: Enxaguante bucal com álcool ou sem, qual deles devo usar?

Pode ser difícil para as crianças manterem os hábitos de escovação nas ferias, se não tiverem que acordar cedo para a ir a escola. É importante que o seu filho escove os dentes duas a três vezes por dia durante dois minutos de cada vez e passe o fio dental uma vez por dia para limpar as áreas difíceis de alcançar os dentes das crianças . A escovação e o uso do fio dental são as maneiras mais importantes de manter a boca saudável e combater a placa bacteriana que causa cáries.

Comida que fazem bem aos dentes das crianças

Os dente das crianças devem ter cuidados especiais
FreePik
Os dente das crianças devem ter cuidados especiais

Os carboidratos ricos em amido, como as batatas fritas e as bolachas, podem aderir aos dentes e causar acúmulo de ácido prejudicial que alimentam as  cáries . Em vez de beliscar alimentos que grudam nos dentes, experimente comer alimentos que limpam os dentes. Frutas e verduras são excelentes alternativas do que salgadinhos e doces. Sua textura esfrega o esmalte do dente e ajudam a remover o acúmulo de placa.

Você pode fortalecer seus dentes com alimentos ricos em cálcio, magnésio e proteína. Produtos lácteos como leite, queijo e iogurte tem as vitaminas e minerais necessários para construir dentes e ossos fortes.

Beba mais água

A saliva é crucial na luta contras cáries. Quando você está com pouca saliva, você provavelmente vai sentir a boca seca, uma condição que torna difícil de engolir e mastigar por causa da falta de saliva. Ao beber bastante água, você pode evitar a boca seca e garantir que sua saliva seja produzida em uma quantidade ideal.

Leia também: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

Além disso, a água também ajuda a manter os dentes livres de restos de comida rica em amido que podem danificar o esmalte dos dentes.  Doutor  Bruno Puglisi sugere que você faça um bochecho com água por trinta segundos após as refeições para se livrar do excesso de restos de comida.

Viaje com o cuidado bucal em mente

Se você estiver viajando neste verão, certifique-se de que sua família tenha tudo o que precisa para manter sua saúde bucal. Um kit de viagem é uma ótima maneira de manter os dentes limpos .Não esqueçam de levar escovas de dentes, pasta e fio dental. Ao planejar sua viagem , é importante separarcerca de 10 minutos todos os dias para que sua família cuide dos dentes.

Leia também: Você sabe se refrigerante faz mal aos dentes? Doutor Bruno Puglisi explica

Visita ao dentista

As férias são uma excelente oportunidade para levar as crianças ao dentista, aproveite o tempo livre deles e marque uma consulta para uma correta prevenção e cuidado dos dentes das crianças e Dr Bruno Puglisi lembra que o “ importante é que os cuidados sejam
mantidos não só nas férias , mas o ano inteiro ”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.