Quando comemos ou bebemos algo com açucarado, ele gruda em nossos dentes. O açúcar em si não faz nenhum mal à nossa saúde bucal, mas infelizmente é o alimento favorito das bactérias que vivem em nossas bocas. Por isso, a dúvida de hoje, beber refrigerante faz mal aos dentes?

Leia também: Escova de dentes: você sabe qual é a hora certa para trocar a sua?

De acordo com o Doutor Bruno Puglisi, as bactérias que se alimentam do açúcar liberam ácidos que corroem o esmalte dos dentes, isso pode ocasionar a cárie. Os ácidos também causam inflamação e aumentam o risco de doença gengival. Mas e o refrigerante faz mal aos dentes ?

Refrigerante faz mal aos dentes
shutterstock/Reprodução
Refrigerante faz mal aos dentes

Qualquer fonte de açúcar pode afetar negativamente a saúde bucal. Bebidas açucaradas, incluindo suco de frutas, mas especialmente refrigerante são os mais perigosas, segundo o Doutor Bruno Puglisi .

Então, se o problema é o açúcar , não podemos manter nossos dentes saudáveis mudando para o refrigerante diet em vez de desistir totalmente da bebida? O refrigerante diet é certamente uma melhoria, mas o açúcar não é a única ameaça à saúde bucal, o outro é o ácido. O açúcar leva à cárie dentária porque as bactérias liberam o ácido que causam a erosão no esmalte dos dentes. O refrigerante diet corta o intermediário e aplica o ácido diretamente nos dentes.

Tanto refrigerantes diet e água com gás contêm ácido. Os três tipos de ácido encontrados nas bebidas gasosas são cítricos, fosfóricos e carbônicos. Qualquer bebida com sabor cítrico terá ácido cítrico, muitas colas obtêm seu sabor a partir do ácido fosfórico, e o ácido carbônico é o que faz com a ação refrescante.

Leia também: Já ouvi falar de implante dentário para abrir garrafa? Dr Bruno Puglisi explica

Seria melhor evitar totalmente o refrigerante e outras bebidas açucaradas. Se você não consegue desistir completamente de sua bebida favorita, há algumas maneiras de aproveitá-la enquanto protege os dentes. Uma delas seria beber apenas refrigerante durante a refeição em vez de beber uma lata ou uma garrafa ao longo do dia, para que o açúcar e o ácido não fiquem na sua boca por longos períodos.

Você também pode ajudar a equilibrar o pH de sua boca e enxaguar o açúcar restante bebendo água após o refrigerante. Finalmente, você pode limpar os últimos vestígios de açúcar e ácido escovando os dentes. 

É importante também que crianças e pessoas com aparelhos evitem os refrigerantes, pois elas têm o maior risco de erosão do esmalte, porque o esmalte ainda não está totalmente desenvolvido, e para quem usa aparelhos é uma ótima maneira de acabar com os dentes manchados.

Leia também: Doutor Bruno Puglisi mostra oito hábitos que prejudicam os nossos dentes

Não esqueça que seu dentista também é uma parte importante nos cuidados da sua saúde bucal e pode também pode explicar se refrigerante faz mal aos dentes . Agende consultas a cada seis meses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!