undefined
Arquivo pessoal

Doutor Bruno Puglisi explica todos os cuidados que devemos ter com a escova de dentes

Tem gente que acha que se deve trocar a escova de dentes a cada seis meses. Mas na realidade, você sabia que deveria mudar a cada três meses a sua escova ?

Leia também: Doutor Bruno Puglisi mostra oito hábitos que prejudicam os nossos dentes

Esse tempo sempre vai variar para mais ou para menos de acordo com a forma que a pessoa escova. Quem coloca mais força na escova de dentes , as cerdas vão se deformar mais rápido e perdem eficiência, não garantindo a limpeza dos dentes. "As escovas devem estar sempre com o aspecto de nova, as cerdas devem estar em harmonia, alinhadas",  explica o Doutor Bruno Puglisi.

O desgaste das cerdas não é o único motivo pelo qual sua escova deve ser trocada periodicamente. Com o tempo, ela acumula bactérias e fungos que podem se proliferar e acabar infectando a sua boca. Até quando você tem uma gripe, dor de garganta a troca da escova é importante para que não seja um novo foco de infecção.

Leia também: O que é estomatite? Doutor Bruno Puglisi diz como aliviar a dor das crianças

Nunca use ou empreste sua escova para outras pessoas, mesmo que seja de alguém da família. Para prevenir a contaminação por doenças infecciosas e manter a boca saudável, cada um deve ter a sua própria escova de dentes.

Muito cuidado também ao dar a descarga com a tampa do vaso aberta, as bactérias presentes no ar podem alcançar a sua escova de dentes. Segundo pesquisas, foram detectados coliformes fecais nas escovas que ficaram bem próximas ao vaso. O simples fato levar a escova à boca depois de dar descarga pode ser prejudicial, pois as bactérias vão parar direto no organismo. O recomendado é fechar a tampa do vaso e manter as escova a mais de um metro de distância.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi aponta os danos causados pelas drogas na nossa boca

Escolher a escova de dentes ajuda a realizar a limpeza de cada dente de forma correta
FreePik
Escolher a escova de dentes ajuda a realizar a limpeza de cada dente de forma correta

Após a escovação, lave bem as cerdas e a cabeça da escova com bastante água e guarde em posição vertical para evitar que ela fique úmida e evitando a proliferação de fungos e nunca deixe outras escovas com as cerdas em contato. 

Em caso de viagens sempre compre uma escova nova e na hora do transporte use estojos. "Borrife algum antisséptico bucal, seque bem e troca sua escova de dentes ainda mais rápido", finaliza o Doutor Bruno Puglisi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!