A boca tem uma função fundamental no nosso dia a dia. Responsável pela nossa fala, mastigação e respiração, ela precisa de cuidados especiais para evitar contaminação do corpo e também a dor de dente.

Leia também: Doutor Bruno Puglisi ensina como estimular crianças a escovar os dentes

Pensando nisso, o doutor Bruno Puglisi relacionou os oito principais hábitos que podem prejudicar a nossa saúde bucal e causar aquela famosa dor de dente ; confira:

Roer as unhas - o hábito pode causar trincas e lascar os dentes da frente, e também levam para o organismo germes e bactérias que estão debaixo das unhas.

Dor de dente pode aparecer devido a alguns costumes que você tem; entenda
shutterstock/Reprodução
Dor de dente pode aparecer devido a alguns costumes que você tem; entenda

Mastigar cubos de gelo - Quem tem o costume de mastigar cubos de gelo que restam no copo de uma bebida também precisa rever este costume. Fazer isso com frequência ou mastigar muito gelo de uma só vez pode fraturar os dentes ou gerar rachaduras.

Usar os dentes como ferramentas?!?!?! - "O que é completamente proibido é usar os dentes como ferramentas", diz Dr Bruno Puglisi. Abrir saches de ketchup, garrafas de água, de cerveja, cortar fios e até morder tampas de caneta parece aliviar a tensão. O prejuízo realmente não vale a pena e acabam causando um estresse excessivo e anormal podendo causar trincas , desgastes e até quebrar os dentes .

Leia também: Preenchimento gengival? Doutor Bruno Puglisi explica tudo sobre a técnica

Fumar - Fumar deixa os dentes amarelados, provoca gengivite, mau hálito, câncer na garganta e boca e doença periodontal. Precisa dizer mais alguma coisa?

Consumir alimentos ácidos - o esmalte dos dentes não se regenera. Portanto, alimentos ácidos devem ser consumidos de maneira moderada por causarem erosão, e consequentemente a sensibilidade.

Ranger os dentes - conhecido como ‘bruxismo’, o ranger dos dentes acontece à noite, enquanto dormimos, e pode ter relação com fases difíceis e estresse. Aconselha-se procurar a ajuda de um especialista para limitar os danos que são os desgastes dentais, ficando achatados fraturados ou lascados ,aumento da sensibilidade nos dentes, dores nas articulações, mandíbula e cabeça.

Leia também: O que é estomatite? Doutor Bruno Puglisi diz como aliviar a dor das crianças

Morder alimentos muito duros - quando falamos de dentes, todo cuidado é pouco. Abusar da sorte e tentar quebrar, triturar ou partir alimentos muito duros, como uma bala de caramelo ou mesmo um pedaço de torresmo, pode levar a fraturas dentárias moderadas e graves, dependendo do caso.

Palitar os dentes - embora seja uma prática comum há muito tempo, o palito pode acabar prejudicando a saúde bucal. Tentar tirar restos de comida com palitos de dente podem machucar a gengiva, criar espaços entre os dentes ou até lesões que causam a dor de dente . Por isso a melhor opção é usar o fio dental!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!