Aproximadamente 29 milhões de pessoas têm diabetes. Embora seja comum (infelizmente), é bastante mortal.
Leia também: Remédio usado por grávidas recebe alerta por formação de lábio leporino em bebês
Diabetes afeta seu coração, olhos, rins, nervos e, sim, seus dentes! Se você tem diabetes , pode notar que sua boca está seca, sua comida tem um sabor diferente ou uma sensação de queimação.
Estudos mostraram que os dentes de crianças com diabetes crescem mais rapidamente do que crianças sem diabetes.
Leia também: Por que tem dor de dente que surge ou piora à noite? Como se livrar disso?
É muito comum os diabéticos terem sangramento nas gengivas. Isso pode ser gengivite ou pior. Você também corre um risco maior de desenvolver uma infecção fúngica na boca, perda de tecido ósseo que sustentam os dentes, mal hálito dentre vários outros problemas
Então, por que os diabéticos correm maior risco de infecções? É por causa do mau controle de açúcar no sangue. Simplificando, o diabetes é uma doença relacionada à maneira como seu corpo processa açúcar - glicose. Se você tiver uma infecção em qualquer parte do corpo, seus níveis de açúcar no sangue aumentam.
Você viu?
Então o que você pode fazer?
Para começar, controle o açúcar no sangue com dieta adequada, exercício e tomando a medicação prescrita.
Se você é fumante, pare imediatamente. Fumantes, especialmente aqueles com diabetes, têm uma chance muito maior de ter doenças gengivais, infecções por fungos e câncer!
Escove e use fio dental pelo menos duas a três vezes ao dia.
VÁ AO DENTISTA!!
Se você tiver dentaduras, próteses móveis ou aparelhos de qualquer tipo, mantenha-os limpos.
Leia também: A doença de Alzheimer pode começar pela boca
Dr Bruno Puglisi diz que o dentista fará o possível para manter a boca saudável . O importante é manter visitas regulares ao seu médico também para que ele cuide de sua saúde geral para que o diabetes não se agrave e leve a perdas dentais e complicações gerais.