fratura
shutterstock
Fatores que podem ocasionar na fratura dos dentes

O esmalte é a camada mineral que cobre a parte externa do dente e é a substância mais dura do corpo humano. Apesar de o esmalte ser tão forte, os dentes ainda correm o risco de quebrar.​

Leia mais: Veja como são feitas as lentes de contato

Dr Bruno Puglisi nos diz alguns fatores que podem levar à uma fratura ou quebra dos dentes:

Cárie

 O que pode a  levar a cáries nos dentes incluem ingerir muitos alimentos açucarados e bebidas em combinação com o acúmulo de placas.

Quando o açúcar é consumido, é formado um ácido que, com o tempo, faz com que o esmalte do dente amoleça e se espalhe para a dentina que é a camada abaixo do esmalte, causando um buraco . Para reduzir esse risco, você deve reduzir alimentos e bebidas açucaradas, especialmente entre as refeições.

 Mantenha uma boa higiene bucal, escovando duas a três vezes ao dia com pasta  ,fio dental e enxaguatorio .

Trauma

 Os dentes podem quebrar por morder algo duro, como gelo ou um caroço de azeitona, por exemplo. Ou por algum trauma, por acidente ou praticando esportes

 Para evitar a quebra dos dentes durante esportes radicais, use sempre um protetor bucal.

Desgaste dos dentes​

Devido bruxismo ou apertamento dental, que pode desgastar ou enfraquecer o esmalte e acabar fraturando o dente.

O ranger de dentes pode ser causado por estresse ou ansiedade, certos medicamentos e apneia do sono. Os sinais de bruxismo podem incluir acordar com dor de cabeça, dor no maxilar ou até quem dormir ao seu lado pode comentar sobre ouvi-lo ranger os dentes à noite.

Leia mais: Erros na escovação dos dentes que cometemos todos os dias

Seu dentista poderá  te indicar uma placa de relaxamento ou até uma aplicação de botox.

Erosão

Ácidos de certos alimentos e bebidas, ou do refluxo ácido, podem levar a erosão do esmalte. Alimentos ácidos incluem frutas cítricas e alimentos em conserva em vinagre. As bebidas ácidas incluem sucos de frutas, refrigerantes e vinho.

A frequência da ingestão, em vez da ingestão total de alimentos ou bebidas ácidas, é o maior fator de risco que contribui para a erosão dentária. Portanto, tente minimizar a exposição ao ácido para ajudar a manter o esmalte e reduzir o risco de fratura dos dentes. Se o refluxo for um problema, seu médico poderá fornecer aconselhamento adequado​

Uma vez perdido o esmalte do dente, o dano é irreversível. Portanto, para manter um sorriso saudável por toda a vida, visite seu dentista regularmente, faça uma dieta saudável e mantenha uma  higiene correta regularmente.

    Veja Também

      Mostrar mais