Se você fosse escovar apenas uma vez por dia, quando seria o melhor momento? Muitos respondem que pela manhã, mas na verdade seria a noite. Pois quando você está dormindo você não está comendo e, portanto, alimentando as bactérias que causam cárie dentária e doença gengival. 

Leia também: Qual a relação entre diabetes e os seus dentes?

Colunista do iG lista quais erros as pessoas comentem na hora de escovar os dentes; será que você também erra?
shutterstock
Colunista do iG lista quais erros as pessoas comentem na hora de escovar os dentes; será que você também erra?

Outro erro que as pessoas fazem é a escovação antes do café da manhã. Isso é bom para refrescar o mau hálito ao acordar, mas lembre-se de escovar depois de comer. Afinal, você não tomaria um banho antes de se exercitar e sim depois. 

Escova errada

A escova com cerdas duras prejudicar não somente os dentes mas as gengiva também. A placa é macia e pode ser removida facilmente. 

Não escova a língua

Sua língua abriga alimentos e bactérias nas pequenas fendas entre as "papilas”. Use um raspador de língua ou sua escova para se livrar dessas bactérias. 

Você viu?

Leia também: Tem dúvidas sobre radiografia odontológica? Doutor Bruno Puglisi responde 

Não sabem usar o fio dental

Acredite ou não, as pessoas não sabem usar o fio dental corretamente. Temos a mania de colocar o fio entre os dentes e puxar para baixo ou para cima mas na verdade temos que "lustrar' os dentes, fazer um movimento de vai e vem entre o dente e a gengiva para atingir áreas em que a escova não limpa. 

Não escovar o tempo suficiente

O recomendado é escovar duas a três vezes por dia durante 2 minutos de cada vez. Dois minutos parece muito tempo, mas não é esse tempo perdido de vai atrapalhar seu dia e pode salvar seus dentes. 

Você não substitui sua escova

As pessoas esquecem-se de substituir a escova , não observam as cerdas desgastadas e tortas. Talvez por preguiça ou falta de atenção. O ideal é substituir a escova a cada 3 meses. Cerdas desgastadas não removerão efetivamente a placa e as bactérias. E não se esqueça de substituir a escova imediatamente se você estiver doente. Bactérias e vírus de uma doença podem residir nas cerdas e potencialmente re-infectá-lo.

Leia também: Lente de contato dental pode causar cáries nos dentes?

Dr Bruno Puglisi recomenda que tire suas dúvidas com seu dentista que irá te explicar a técnica correta para manter sua saúde bucal em dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!