Bruno Puglisi, colunista do iG Saúde, responde as principais dúvidas sobre radiografa odontológica; saiba quais são
shutterstock
Bruno Puglisi, colunista do iG Saúde, responde as principais dúvidas sobre radiografa odontológica; saiba quais são

Por que preciso de uma radiografia?

Algumas vezes os dentes parecem saudáveis, mas o dentista poderá ver com a radiografia se você tem algo embaixo do esmalte, alguma possível infecção na raiz ou alguma perda óssea ao redor do dente.

Leia também: Bichectomia: o procedimento que diminui as bochechas

Com que frequência devo realizar as radiografias?

Se você é um paciente novo, a não ser que tenha realizado radiografias muito recente, o dentista irá sugerir fazê-las. Isto ajuda a avaliar a condição da sua boca e verificar qualquer problema que não é visto no exame clinico. Após isto, as radiografias podem ser recomendadas a cada 6 a 24 meses dependendo da pessoa, seu histórico, a idade e a condição da sua boca.

Quem ficará com as radiografias?

As radiografias são uma parte essencial dos seus registros odontológicos. Dr Bruno Puglisi explica que as radiografias são documentos do paciente, porém ficam no consultório do dentista que está te atendendo. Se você mudar de dentista, você poderá retirá-las. Eles irão pedir sua autorização para enviá-las ou pedir para você buscá-las.

O que a radiografia vai mostrar?

As radiografias podem mostrar algum problema que não é vista diretamente na boca: por exemplo, embaixo de alguma restauração ou entre os dentes . Elas podem mostrar se você tem uma infecção na raiz dos dentes e a gravidade dela.

Leia também: Sim, é possível perder um implante dental da mesma forma que se perdem os dentes

Nas crianças, a radiografia pode mostrar algum dente que ainda não nasceu e o dentista  poderá analisar se há espaço suficiente para os dentes nascerem. Nos adultos, pode mostrar se há dentes do siso impactados que podem ser extraidos antes de causarem algum problema ou para um planejamento de implantes

As radiografias são perigosas?

A quantidade de radiação recebida da radiografia dental é extremamente pequena. Obtemos mais radiação de fontes naturais, incluindo os minerais no solo e no nosso ambiente em geral.

Você viu?

Com as técnicas e os equipamentos modernos, os riscos são reduzidos ao máximo. No entanto, o dentista sempre tomará cuidado para usar as radiografias apenas quando seja necessário e utilizando avental de chumbo que nos protege das radiações

Posso fazer uma radiografia se eu estou grávida?

Você sempre deve avisar o dentista se está grávida. Eles tomarão mais cuidados e provavelmente não usarão radiografias a não ser que seja realmente necessário, especialmente durante os três primeiros meses.

Quais tipos de radiografias existem?

Existem vários tipos de radiografias. Algumas mostram um ou dois dentes e suas raízes, enquanto outras podem captar imagens de diversos dentes de uma vez. As radiografias mais comuns são as pequenas, são para  verificar a condição dos dentes e osso. Elas mostram alguns dentes por vez, mas incluem as raízes e as áreas ao redor.

Existem as radiografias grandes que mostram toda a boca, incluindo todos os dentes e estruturas ósseas que sustentam os dentes. Elas são chamadas de radiografias panorâmicas. Também há as radiografias de tamanho médio, que mostram tanto a mandíbula ou maxila por vez ou um lado do rosto.

Também há imagens eletrônicas em uso hoje em dia. Elas utilizam sondas eletrônicas ao invés das películas de radiografia e a imagem é transmitida diretamente na tela de um monitor.

Por que o dentista e sua equipe saem da sala durante a radiografia?

O dentista e sua equipe podem realizar dezenas de radiografias por semana. A equipe limita a quantidade de radiação que recebem saindo do feixe de raios-x. No entanto, o risco ao paciente de uma ou duas radiografias de rotina é mínimo.

Leia também: Exija um implante dentário de qualidade

A radiografia é um item essencial para um diagnóstico e bom planejamento do seu tratamento, por isso quando solicitada, não deixe de fazer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!